Pontes diz que foi pego de surpresa com corte na ciência, mas afirma que Planalto prometeu repor a verba

Início » Blog » Pontes diz que foi pego de surpresa com corte na ciência, mas afirma que Planalto prometeu repor a verba

O ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, disse nesta quarta-feira (13) que foi pego de surpresa e ficou chateado com o corte do governo em verbas para a ciência. Ele disse que conversou com o presidente Jair Bolsonaro e com a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), e que o Planalto teria prometido a reposição dos recursos.

Na última quinta-feira (7), o Congresso remanejou mais de R$ 600 milhões do Orçamento, que anteriormente seriam utilizados para o financiamento de pesquisas, e destinou recursos para aplicações em outras áreas de sete ministérios.

O projeto foi modificado no Congresso a pedido do Ministério da Economia e gerou protesto de oito entidades ligadas à ciência no país. Em uma carta endereçada ao presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), as instituições apelam aos parlamentares que revertam a retirada de recursos do setor.

Pontes participou de uma audiência na Câmara nesta quarta, que tratou do tema.

“Realmente, como eu já coloquei, publicamente até, eu fui foi pego de surpresa. Ontem [terça] conversei com o presidente sobre isso, ele também foi pego de surpresa. Pedi ajuda para a recuperação desses recursos, ele prometeu que vai ajudar”, afirmou o ministro.

“Eu fiquei muito chateado. Já conversei sobre isso para que seja reposto, conversei com a ministra Flávia, e eles prometeram que isso vai ser reinstituído”, completou Pontes.

G1
15:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a