Olaf Scholz toma posse como novo chanceler da Alemanha, e era Merkel chega ao fim

Início » Blog » Olaf Scholz toma posse como novo chanceler da Alemanha, e era Merkel chega ao fim
Olaf Scholz posa com seu certificado de nomeação como novo chanceler da Alemanha Foto: ODD ANDERSEN / AFP

Os 16 anos de Angela Merkel à frente da Alemanha chegaram ao fim nesta quarta-feira, com a transferência do governo para a coalizão tripartite liderada pelo social-democrata Olaf Scholz. Ao novo chanceler, caberá não só substituir uma das líderes mais populares e respeitadas do planeta, mas também guiar a principal economia da Europa em um momento de turbulências múltiplas que vão da pandemia de Covid à crise interna na União Europeia.

Scholz e o seu governo conjunto com os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDP) — a primeira aliança tripla alemã após a Segunda Guerra Mundial — foram formalmente eleitos pelo Bundestag, o Parlamento do país, por 395 a 736 votos secretos. O trio, contudo, tem somado 416 assentos, o que significa que não teve o endosso de 21 deputados da base governista.

Como sinalizado pelo placar, as desavenças entre os improváveis parceiros podem complicar a vida do novo chanceler. A aposta deverá ser em agendas comuns, tendo como prioridade acelerar a transição verde alemã, combater a pandemia e fortalecer o bloco europeu.

Globo
10:20:03

Uma resposta

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a