Estas são as 7 Melhores Fontes de Potássio

Início » Blog » Estas são as 7 Melhores Fontes de Potássio

 

Você já parou pra pensar na importância do potássio? Trata-se de um mineral fundamental, e nem sempre as pessoas têm essa consciência. Pois saiba que ele atua em diversas funções do nosso organismo.

Precisamos de equilíbrio na relação entre sódio e potássio do corpo. E como a alimentação moderna, industrializada e processada, contém altas doses de sódio, é importante nos lembrarmos também deste outro mineral para equilibrar essa proporção.

É claro que, na verdade, o que você precisa é abandonar essa comida ruim e processada, optando por uma alimentação o mais natural possível. Para isso, o ideal seria comer como nossos antepassados, com muita gordura natural boa, proteína de forma adequada e vegetais folhosos em abundância. Trata-se da dieta keto.

Ainda assim, é preciso ficar de olho no potássio. O ideal é consumir 4.700 mg diárias. Atingindo esse nível ótimo, você:

  • Ajuda no controle da pressão arterial, o que é bom especialmente para aqueles que enfrentam problemas de hipertensão;
  • Melhora os níveis de colesterol;
  • Ajuda na desintoxicação e limpeza do fígado;
  • Apoia a saúde cardiovascular.

Então, confira agora quais as melhores fontes alimentares de potássio.

As melhores fontes de potássio

1 – Molho de tomate

Tomates são realmente ótimos, mas quando eles são concentrados em molho ou massa de tomate, as vitaminas em minerais se ativam e concentram ainda mais. Para você ter ideia, a massa de tomate tem mais que o dobro de potássio da mesma quantidade de tomate fresco.

Sempre é bom lembrar que você deve evitar os molhos industrializados. Procure por bons tomates orgânicos, retire as panelas do armário e faça em casa mesmo. Além disso, quando se cozinha o tomate, há maior liberação de licopeno, um antioxidante poderoso para a saúde.

2 – Banana

Elas são sempre uma boa pedida quando se pensa em potássio. Mas, incrivelmente, as bananas não têm tanto assim do mineral quanto os outros itens dessa lista. Uma banana tem cerca de 470 mg de potássio.

Mas há outros detalhes que contam a seu favor. Além de ser prática para ser consumida em qualquer lugar, a banana melhora a digestão e contém outras vitaminas e antioxidantes.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita por uma universidade americana concluiu que bananas são melhores do que bebidas energéticas para repor as perdas de atletas de alto desempenho.

Apenas note que se trata de uma fruta com consideráveis níveis de açúcar. Sendo assim, evite exageros. Uma boa ideia é usá-la nos seus smoothies. Ela vai acrescentar um pouco de doce que será compensando pelo alto teor de fibras do suco verde.

3 – Batata-doce

Quando se fala em potássio, a maioria das pessoas se lembra das bananas. De fato, elas são boas fontes desse mineral, mas não são o vegetal mais rico. Uma batata-doce contém cerca de 700 mg de potássio, além de fibras e betacaroteno.

Como já comentei nesse outro post, por causa dos carboidratos, as batatas geralmente não são tão recomendáveis – principalmente se você estiver em uma dieta keto, como falei mais acima.

Mas entre as batatas, a doce é a melhor, pois não eleva sua glicemia de forma tão intensa quanto a batata comum. Ela tem um índice glicêmico 58% mais baixo, não sobrecarregando o pâncreas e ajudando na regulação da insulina.

Além disso, possui antioxidantes, vitaminas C, B3 e B5 e ferro. Mas sempre é bom ter atenção: evite os excessos, pois mesmo com todos esses benefícios, ela ainda é rica em carboidratos.

4 – Espinafre

Outra fonte importante de potássio, que pode ser usada tanto em saladas quanto em smoothies verdes. Prefira o espinafre fresco e orgânico, tendo a garantia de que não estará assim consumindo agrotóxicos. Os orgânicos têm também maiores concentrações das vitaminas e minerais.

5 – Beterraba (a parte verde)

Você deve conhecer a beterraba como aquele suculento legume de cor forte. De fato, ele é incrível, mas você também dá atenção à parte verde? Sim, é isso mesmo! As folhagens da beterraba são grandes fontes de potássio. Dê uma chance a elas, seja na salada ou nos smoothies verdes.

A propósito, além do potássio, a parte verde ajuda no combate ao Alzheimer, melhora a consistência óssea, combate osteoporose, aumenta a produção de glóbulos brancos e estimula sua imunidade.

Já a parte vermelha é conhecida por sua atuação na pressão, efeito detox e energético. Isso ocorre pelo aumento da produção de óxido nítrico. Pode-se inclusive unir tudo em um único smoothie: a parte verde e a vermelha. Até mesmo atletas de alto rendimento melhoram suas marcas ao consumirem smoothies de beterraba.

6 – Feijões

Feijões, tanto nas variedades brancas quanto pretas, contêm boas quantidades de potássio, além de fibras e proteína.

Então, mãos à obra! Com esses alimentos você certamente irá melhorar seus níveis de potássio. E o melhor: todos são deliciosos. Supersaúde!

7 – Vinagre de maçã

Pode ser que você não saiba, mas o vinagre de maçã é uma das melhores fontes de potássio existentes. E ao elevar seus níveis desse mineral, ele atua diretamente no emagrecimento.

Quando o seu nível de potássio sobe, há redução da sensação de fome e da retenção hídrica. Esses detalhes têm dois efeitos importantíssimos: em primeiro lugar, é claro, com menos fome, você come menos e evita os excessos.

E quando retém menos líquidos, ganha uma silhueta mais enxuta, inclusive diminuindo o abdômen. Ou seja: o vinagre de maçã atua tanto na parte estética como ajudando a manter uma dieta mais saudável.

Então, mãos à obra! Com esses alimentos você certamente irá melhorar seus níveis de potássio. E o melhor: todos são deliciosos. Supersaúde!

14:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a