Um estudo realizado ao longo de 21 anos na China apontou que o consumo regular de alimentos picantes, especialmente pimenta, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cerebrais. A pesquisa foi feita com mais de 50 mil moradores de Pengzhou, na província de Sichuan, conhecida por sua culinária apimentada.
Segundo os dados, quem consome pimenta seis ou sete vezes por semana tem até 15% menos risco de desenvolver doenças como AVC, cardiopatias isquêmicas e outros problemas cerebrovasculares. Os benefícios foram maiores entre os que preferem sabores moderadamente picantes.
Os pesquisadores destacam o papel da capsaicina, substância ativa da pimenta, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Os efeitos positivos aparecem independentemente da forma de consumo: fresca, seca, em óleo ou molho.
Apesar dos resultados promissores, os cientistas alertam que ainda faltam dados sobre quantidade ideal e tolerância individual ao picante.












