Pesquisar
Close this search box.

Ataque russo deixa mais de 1 milhão de ucranianos sem energia

Início » Blog » Ataque russo deixa mais de 1 milhão de ucranianos sem energia

Um intensivo ataque russo durante a madrugada desta quinta-feira (28/11) deixou mais de 1 milhão de ucranianos sem energia em três regiões do oeste do país, informaram autoridades locais da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou que a Rússia utilizou no ataque que tinha como alvo o sistema elétrico do país uma centena de drones e mais de 90 mísseis, inclusive de cruzeiro com munições de fragmentação. “Essas munições cluster complicam de forma significativa o trabalho de reparação dos danos causados ​​pelo ataque”, disse Zelenski, que descreveu este último bombardeio como “uma escalada perversa das táticas terroristas russas”.

O presidente ucraniano explicou que os mísseis que transportavam as munições cluster eram mísseis de cruzeiro Kalibr, com os quais a Rússia ataca frequentemente o território ucraniano. As defesas ucranianas afirmaram que conseguiram abater 79 mísseis e 35 drones.

De acordo com o governador da região de Lviv, no oeste da Ucrânia, 523 mil pessoas estão sem luz devido ao ataque. Na região vizinha de Rivne, 280 mil foram afetadas, e 215 mil em Volyn, enquanto 215 mil não têm eletricidade em Volhynia, também na fronteira com Lviv. Explosões também foram ouvidas nas cidades de Odessa, Kropyvnytskyi, Kharkiv e Lutsk. DEUSTCHE WELLE

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1