Apreensões de maconha sintética aumentam quase 700% em presídios da região de Presidente Prudente

Início » Blog » Apreensões de maconha sintética aumentam quase 700% em presídios da região de Presidente Prudente

Levantamento da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) aponta que houve neste ano um aumento de quase 700% no número de apreensões da droga K4 em correspondências e na área externa de presídios na região de Presidente Prudente.

De janeiro a julho de 2019, foram 19 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2020 a quantidade saltou para 130.

Em todo o Estado, o aumento foi de 488,83%, com 86 ocorrências em 2019 e 472 em 2020.

A K4, popularmente conhecida como maconha sintética, é formada por substâncias que simulam ou têm uma reação muito parecida com o THC, que é o princípio ativo da droga, porém, muito mais potente.

Na forma líquida, ela é borrifada em pedaços de papel na tentativa de burlar a vigilância dos agentes penitenciários.

“A política da SAP é de não tolerância à entrada de ilícitos, inclusive entorpecentes, em suas unidades prisionais. Todos os Centros de Detenção Provisória, penitenciárias e Centros de Progressão Penitenciária do Estado contam com escâner corporal. Todas as unidades prisionais do Estado também estão equipadas com aparelhos de raios-x de menor e maior porte, além de detectores de metais de alta sensibilidade”, salientou a secretaria.

“Esses equipamentos ajudam a coibir a entrada de equipamentos e drogas, atrelados a uma vigilância constante dos agentes de segurança, treinados para evitar a entrada de ilícitos nas unidades, além de revistas periódicas nas dependências dos presídios”, concluiu a pasta estadual.

G1/Prudente
08:45:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a