Voluntários do interior paulista percorrem mais de 1,2 mil quilômetros para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal

Início » Blog » Voluntários do interior paulista percorrem mais de 1,2 mil quilômetros para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal

O “formoso céu, risonho e límpido” foi encoberto pelo cinza. Há semanas o combate incessante às chamas que atingem e destroem o Pantanal mato-grossense reúne filhos que não fogem da luta, da batalha contra o fogo e da defesa da natureza. Essas forças são formadas por voluntários diversos, entre eles, três jovens do Oeste Paulista. Um deles, o biólogo Pablo Edini Damião, de 22 anos, contou o G1 um pouco da experiência e do aprendizado obtidos durante as ações.

“A gente não via que estando em casa a nossa ajuda seria tão direta. A gente podia plantar árvores a vida inteira que a gente não ia salvar tanta vida quanto se a gente viesse aqui e apagasse os incêndios”, disse ele.

Sem nem pensar muito, o trio embarcou rumo a Poconé (MT), a mais de 1,2 mil quilômetros de distância de Presidente Prudente (SP), com o objetivo de ajudar a amenizar a situação no Pantanal, onde fauna e flora têm sido prejudicadas de maneira intensa pelos incêndios.

Conforme o biólogo, o combate e a prevenção às chamas são tão importantes como o resgate de animais, pois, “preservando os ambientes onde os animais estão, impede que a gente tenha um animal ferido, por exemplo”.

“Nós, principalmente, agimos amenizando o fogo, diminuindo a temperatura do solo, diminuindo os focos de incêndio, para que eles não cheguem em outros locais”, contou Damião ao G1.

G1/Prudente
09:07:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a