Venceslau promove ação de intensificação de testagem para hepatite B e C, preconizada pelo Ministério da Saúde

Início » Blog » Venceslau promove ação de intensificação de testagem para hepatite B e C, preconizada pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal IST/HIV-Aids e Hepatites Virais, realizou nesta segunda-feira (15), o início das ações de intensificação de testagem para hepatite B e C.

O objetivo do julho Amarelo, visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento.

Dentre a meta das ações de testagem para toda população, o foco são pessoas maiores de 40 anos, “o grande desafio” segundo a coordenadora do Setor Mara Weller, a qual principalmente nesta faixa etária o diagnóstico é: a doença, por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas. “Essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que são portadoras do vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático”, explicou Weller.

Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite B e C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente o paciente.

De acordo com a coordenadora, o teste é gratuito, sigiloso e fica pronto em 15 minutos. Para fazer os exames NÃO é necessário estar em JEJUM, levar somente o CNS e RG.

Os interessados podem se dirigir a uma Unidade de Saúde (ESFs) mais próxima de sua residência de segunda à sexta-feira das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30 ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado à Rua Comandante Antenor Pereira, 10 – Centro (Postão).

PROGRAMAÇÃO
No próximo sábado (20) das 8h às 15h será realizado o dia D – Mobilização Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, (CTA) no Postão.

No domingo (28), também acontece uma ação “Extra Muro” no Pátio da FEPASA, onde é realizada a Feira de Domingo, das 8h às 12h.

Assessoria de Imprensa
08:52:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a