Vanessa Moreira Terapeuta

Início » Blog » Vanessa Moreira Terapeuta

A Constelação Familiar vem expandindo

Não sei se todos sabem, mas existe uma força inconsciente que, na constelação familiar chamamos de consciência coletiva ou grande alma familiar, que atua de forma oculta nos membros de um sistema familiar. Essa força zela pelo equilíbrio de 3 leis sistêmicas que Bert Hellinger chama de Ordens do Amor.

Atualmente a constelação está sendo implantada em diversos órgãos públicos e até em empresas privadas, já que pode esclarecer situações e identificar soluções que ajudam na definição dos melhores caminhos para a evolução da organização.

Podemos destacar também a implantação da constelação familiar nas escolas (pedagogia sistêmica), no sistema judiciário, e no SUS (sistema único de saúde).

Pedagogia Sistêmica

A Pedagogia Sistêmica nas escolas vem mostrando o que pode existir por trás da dificuldade de aprendizagem. Através da constelação podemos identificar dificuldades de aprendizagem que estão ocultos no sistema familiar e que dificulta a criança conquistar o seu espaço. Essa terapia que vem crescendo muito no Brasil e em vários países do mundo, traz à tona fatores inconscientes que regem o sistema e que buscam equilíbrio e compensação, sendo assim, um membro posterior vem com algum conflito para “resolver” essas desordens.

Muitas vezes, os alunos “excluídos” de um grupo, e os que fracassam na escola, podem estar repetindo padrões ocorridos em seu sistema de origem (pai e mãe). A constelação pode ser usada em situações como: dificuldades de aprendizagem, comportamentais, e qualquer outro problema no ambiente escolar.

A constelação no Sistema Judiciário

Em alguns estados brasileiros a constelação vem sendo implantada pela justiça para facilitar acordos e propagar a paz, diminuindo assim o número de processos, já que acordos são feitos logo após a constelação, principalmente nos casos de divórcio, pensão alimentícia, alienação parental e guarda dos filhos.

Através das representações coletivas ou com bonecos, as pessoas passam a olharem seus conflitos com outra postura e isso aumenta consideravelmente as chances de acordo.

Essa abordagem também vem sendo implantada em alguns presídios do nosso país.

Constelação no SUS (SAÚDE SISTÊMICA)

A terapia foi incorporada em 2017 na lista das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do SUS.

É uma ferramenta focada em questões de doença e saúde, auxilia no tratamento tradicional da medicina. A constelação mostra dinâmicas ocultas que podem estar conduzindo a pessoa para a doença ou dificultando o movimento para cura.

Quer saber mais sobre a constelação familiar e hipnose clínica?

Visite a nossa fanpage:

https://www.facebook.com/constelacaopv/

https://www.facebook.com/vanessamoreiraterapeuta/

Conheça também meu blog:

https://vanessamoreiraterapeuta.blogspot.com/

Agende já a sua sessão pelo whats (18) 99823- 0764

Atendendo também os associados do Sincomércio de Pres. Venceslau consulte agenda (18) 3271-3190

Atendimento em Pres. Venceslau na clínica Health Care (18) 3271- 3661

Atendimento em Pres. Prudente

Vanessa Moreira Terapeuta
Psicanalista
Hipnoterapeuta com certificação nível internacional
Formada em Constelação Familiar
Coach pela Instituto Holos e Faculdade Facon

Uma resposta

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a