Usaremos todos os meios contra o terrorismo, diz premier francês

Início » Blog » Usaremos todos os meios contra o terrorismo, diz premier francês

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, deu sua primeira coletiva de imprensa após o esfaqueamento de quatro pessoas em uma área próxima à antiga sede do jornal satírico “Charlie Hebdo” nesta sexta-feira (25) e afirmou que o país usará “todos os meios” para combater o terrorismo.

Castex ressaltou que “continua firme” a sua vontade “de lutar com todos os meios possíveis contra o terrorismo” e de que o episódio serve também para “o governo expressar seu apego à liberdade de imprensa e para afirmar à nação nossa plena mobilização”.

O premier lembrou também a ação ocorrida no prédio há 5 anos, que acabou com a morte de 12 pessoas. “Este ataque ocorre em um lugar simbólico no momento em que o julgamento dos ataques ultrajantes contra o ‘Charlie Hebdo’ está acontecendo”, acrescentou lembrando das sessões que começaram em 2 de setembro.

Questionado pelos jornalistas sobre o estado de saúde de duas vítimas, que foram levadas em estado grave para o hospital, Castex garantiu que elas não correm risco de vida. Os dois seriam jornalistas da agência de notícias Première Ligne (PLTV), que manteve sua redação no prédio mesmo depois do atentado contra o jornal satírico em 2015.

Já o procurador nacional Antiterrorismo, Jean-François Ricard, explicou na coletiva que o caso está sendo tratado com foco no terrorismo por três fatores principais.

O primeiro é o local do ataque, que é conhecido mundialmente por ser palco de uma ação terrorista em 2015; o segundo é o “momento”, já que a Justiça do país começou o julgamento formal da ação de cinco anos atrás; e o terceiro e a “materialização dos fatos”, ou seja, o “desejo de atentar contra a vida de pessoas sobre as quais nada sabiam”.

IstoÉ
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a