Termômetros devem passar dos 45ºC em algumas regiões do Brasil

Início » Blog » Termômetros devem passar dos 45ºC em algumas regiões do Brasil

Uma grande massa de ar seco e quente deve atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta semana, com as máximas chegando a 45ºC. De acordo com a MetSul, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões.

O fenômeno trata-se de uma bolha de ar quente, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. A estiagem que afeta o Brasil também colabora para que o clima fique ainda mais quente e seco.

O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália.

Onda de calor – temperaturas

Segundo dados da MetSul, o calor será intenso durante toda a semana, porém, entre quarta e quinta-feira devem ser registradas as maiores temperaturas com possibilidade de quebra de recorde em muitas cidades.

cidade de São Paulo enfrentará calor como poucas vezes ou talvez nunca testemunhou. As máximas previstas pela MetSul para a semana, com base na referência da estação do Mirante de Santana, são de 32ºC a 33ºC nesta segunda-feira, ao redor de 26ºC a 27ºC na terça, 35ºC a 36ºC na quarta, 37ºC a 38ºC na quinta, 38ºC a 39ºC na sexta e caindo para 24ºC ou 25ºC no sábado com chuva e risco de temporais.

O calor será muito intenso ainda no Sul de Goiás e no Triângulo Mineiro. As máximas projetada pelo modelo norte-americano GFS chegam a 41ºC a 43ºC para o Sul goiano e a área mais ao Oeste do Triângulo.

Sul do Brasil também sofrerá os efeitos da canícula, especialmente o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Máximas acima de 40ºC devem ser esperadas no Oeste e no Norte paranaense. Uma corrente de jato mais uma vez potente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos, para o Sul do país. Junto, novamente, virá muita fumaça.

Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, pode ter 37ºC a 38ºC na quarta e ao redor de 40ºC na quinta. Máximas semelhantes são esperadas no Oeste catarinense, até isoladamente mais altas e superiores a 40ºC na quinta. No Oeste e no Norte do Paraná, máximas perto ou acima de 40ºC na segunda metade da semana, podendo atingir 41ºC a 42ºC em algumas cidades. Curitiba pode ter 35ºC a 36ºC na quinta-feira, segundo alguns dados, não se descartando marcas superiores na região metropolitana.

Ricmais
13:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a