Secretaria Municipal de Saúde monitora surto de Covid-19 na Santa Casa de Dracena

Início » Blog » Secretaria Municipal de Saúde monitora surto de Covid-19 na Santa Casa de Dracena

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena informou que está monitorando um surto de Covid-19 na Santa Casa da cidade.

“A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena vem, através desta, comunicar a população que está monitorando a situação de surto na Santa Casa local, disponibilizando todo o apoio logístico junto ao Cemac – Centro Municipal de atendimento à Covid, que funciona em regime de plantão 24 horas”, diz um trecho da nota do Poder Executivo.

O município também informou que está dando apoio financeiro específico para realização dos testes aos funcionários da entidade, por SWAB-PCR, na quantidade solicitada de 250, no valor de R$ 31.250,00 e das unidades de saúde do município.

“As atitudes de contenção da Santa Casa indicam o controle da situação do ponto de vista técnico-sanitário, as quais, igualmente, estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde”, explicou a Prefeitura.

A nota ainda esclarece que, no presente momento, a Santa Casa de Dracena não conta com equipe disponível para a reativação de leitos clínicos Covid.

“Diante da gravidade da situação, a Secretaria de Saúde e Higiene Pública alerta que, embora a situação esteja, por agora, sob controle, a população deve redobrar os cuidados sanitários com o uso de máscaras, lavagem constante e adequada das mãos e não aglomerar, evitando sair de casa. A pandemia não está encerrada e o comportamento do vírus causador da COVID-19 mostra-se capaz de provocar uma ‘segunda onda’”, concluiu o Poder Executivo.

Santa Casa

Também por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (26), a Santa Casa de Dracena informou que na manhã da última segunda-feira (23), um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI–Geral, Não UTI Covid-19) foi diagnosticado com o vírus da Covid-19, levando à disseminação de infecção.

“O paciente em questão, diante do quadro então constatado, foi removido para a UTI–Covid–19. Na sequência, com rigorosa observância aos protocolos, foram adotadas todas as medidas sanitárias, com a acomodação da UTI Geral em um novo ambiente, para onde foram regularmente e sem atropelos, transferidos todos os pacientes ali internados, para então, promover-se a testagem de todos os pacientes internados naquela unidade; dos colaboradores diretos; ou daqueles que de qualquer modo tiveram contato com o paciente positivado”, explicou o hospital.

Segundo a Santa Casa, no início do período noturno de terça-feira (24), os colaboradores do setor de limpeza e higienização efetuaram a desinfecção da UTI Geral, que dentro de 48 horas estará apta a ter os pacientes de volta, seguindo a normalidade da unidade.

“No rescaldo da testagem para Covid–19, foram examinados colaboradores, médicos e paramédicos, de modo que, aqueles que testaram positivo foram afastados de suas funções e seguem o tratamento conforme orientações dos órgãos reguladores, com o inafastável acompanhamento pela Santa Casa de Dracena. O fato é lamentável, mas dentro do planejamento estratégico da Santa Casa de Dracena, os colaboradores estavam precavidos/treinados/orientados quanto a maneira de agir, na eventualidade da ocorrência de uma contaminação a exemplo desta que infelizmente se verificou”, explicou a Santa Casa.

A unidade de saúde ainda informou que “a rotina hospitalar nos outros setores seguiu com a mais absoluta normalidade, tanto é que a UTI Geral retornou ao seu fluxo ordinário na tarde desta quinta-feira (26), sem que fosse cogitado e que sequer tenha tangenciada a possibilidade de fechamento do hospital”.

“Desde os primeiros momentos desta ocorrência, a direção do hospital tem mantido as autoridades informadas, notadamente acerca das medidas que estavam sendo ultimadas e adotadas com vistas ao restabelecimento normal e seguro dos serviços”, concluiu a Santa Casa em nota.

G1/Prudente
09:40:01

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a