Saúde divulga dados e pede colaboração da população no combate à dengue

Início » Blog » Saúde divulga dados e pede colaboração da população no combate à dengue

Até a última semana, o município de Presidente Venceslau contabilizou 235 casos de Dengue confirmados laboratorialmente.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade se encontra em estado de emergência assim como todo o estado de São Paulo devido a epidemia da doença. Por essa razão, a Saúde solicita mais a participação e colaboração da população pois segundo nota informativa emitida pelo Ministério da Saúde, todo o Estado de São Paulo está em desabastecimento do inseticida Malathion EW 44%, responsável pela nebulização.

Devido à alta incidência e epidemia em todo o Estado, o inseticida está em falta e seu reabastecimento está previsto em média de 15 a 30 dias, já que o mesmo é importado da Noruega.

“Por isso reforçamos a importância da prevenção em eliminar focos do mosquito, evitando água parada em bebedouro de animais, vasos de plantas, e que cada um mantenha os quintais e terrenos limpos”, recomenda a Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Lydiana Prieto.

Ainda de acordo com ela, para cessar a transmissão é necessário, acabar com o foco de novos criadouros e eliminar os mosquitos adultos. “Sem mosquito não há Dengue”.

Prieto pede a colaboração da população, autoridades, para que mantenham limpos os terrenos baldios, comércios, ruas, estabelecimentos, casas fechadas e quintais. Vedar caixas da água, eliminar materiais, entulhos que acumulem água, folhas, que servem como criadouro e proliferação para o Aedes Aegypti responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya e também do mosquito palha, responsável pela transmissão da Leishmaniose.

“Tais ações são extremamente importantes para acabar com a infestação do mosquito e com casos novos da doença”.

A Dengue pode matar, por isso a prevenção é a melhor solução. Quem apresentar febre e mais alguns sintomas como: dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor no corpo, manchas vermelhas na pele, coceira, náuseas ou vômitos, para que procurem as unidades de saúde, para avaliação e conduta.

Para maiores informações, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau pelo telefone 3272-2464.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau
09:25:03

Uma resposta

  1. Excelente artigo, informativo e bem escrito. A dengue é uma doença seria e as informações de prevenção e combate devem estar a disposição do publico. Obrigado por compartilhar, Patricia

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a