Rússia pede aprovação de sua 1ª vacina contra Covid na OMS

Início » Blog » Rússia pede aprovação de sua 1ª vacina contra Covid na OMS

O governo da Rússia anunciou nesta terça-feira (27) que pediu a aprovação para uso emergencial de sua primeira vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 na Organização Mundial da Saúde (OMS).

A confirmação foi dada pelo Fundo de Investimentos Diretos (RDIF), que financia o desenvolvimento da Sputnik V. Segundo o diretor da entidade, Kirill Dmitriev, a ideia é incluir a imunização “na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia”.

A vacina russa causou polêmica no mundo científico em 11 de agosto após Moscou dar a autorização para a produção dela ainda sem a finalização dos testes clínicos. A medida foi considerada política, já que a Sputnik V se tornou a primeira vacina do mundo a receber a liberação.

À época, não havia nenhuma publicação científica sobre as fases iniciais de desenvolvimento – fato que ocorreu no início de setembro -, apenas as informações divulgadas de maneira oficial pelo governo de Vladimir Putin. Até porque, naquele momento, a pesquisa sequer estava registrada na OMS.

Ansa
09:45:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a