Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos

Início » Blog » Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos

Está quente! Mais quente do que nunca? Isso é difícil dizer, mas em breve será possível saber se a onda de calor que chegou à região nesta semana é a mais quente dos últimos 30 anos. Isso porque, segundo o professor e responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, 33 anos, a estação meteorológica da universidade, em três décadas de existência, nunca registrou temperatura maior que 40°C, e isto pode acontecer nesta semana.

“Ondas de calor são comuns em setembro na nossa região, em que, o mês é caracterizado pela transição da estação seca para chuvosa, sendo que, normalmente, a partir de outubro, ocorre a regularização das chuvas em nossa região. No entanto, a onda de calor deste ano está com temperaturas mais elevadas, com previsão de temperaturas máximas superiores a 40°C”, ressalta o professor. Para fins comparativos, ele apresenta dados que mostram as temperaturas máximas registradas em setembro nos últimos três anos: 38,3°C (2019), 36,3°C (2018) e 39°C (2017).

Onda de calor

É certo, conforme ele, que até 5 de outubro a região registre dias muito quentes, entretanto, a depender das condições atmosféricas nos próximos dias, a onda de calor pode perdurar até 10 de outubro. “A nova onda de calor, deve-se ao fato de um forte bloqueio atmosférico que está ocorrendo na região centro-oeste e sudeste do Brasil, sendo que essa massa é quente e seca, o que tem causado a elevação das temperaturas e impedido o avanço das frentes frias”, explica Alexandrius.

“A partir do dia 10 de outubro, esse bloqueio atmosférico perderá força e há previsão de chuvas para a região entre os dias 10 e 15 de outubro, causando, desta maneira, a redução das temperaturas, principalmente das máximas diárias”, explica.

A ONDA DE CALOR DESTE ANO ESTÁ COM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS [QUE OS ANTERIORES], COM PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS SUPERIORES A 40°C
Alexandrius de Moraes Barbosa

O Imparcial
10:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a