Recessão técnica?

Início » Blog » Recessão técnica?

Apesar dos dados decepcionantes da atividade econômica no período entre abril e junho, a maioria dos analistas trabalha com a estimativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter avançado no segundo trimestre, afastando assim o risco de entrada do Brasil em “uma recessão técnica”.

Ontem, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma espécie de “prévia” do PIB, divulgado pelo Banco Central (BC), mostrou que a economia brasileira encolheu 0,13% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano. Como o nível de atividade já havia recuado 0,2% nos três primeiros meses deste anoante o último trimestre do ano passado, a economia brasileira pode ter entrado em uma “recessão técnica” – que se caracteriza por dois trimestres seguidos de tombo do PIB.

Embora o indicador do BC tenha ligado sinal de alerta, uma eventual retração da atividade no segundo trimestre está distante de ser um consenso entre economistas. Um levantamento do G1 com 10 analistas mostrou que há apenas uma previsão de recuo do PIB. Para o período de abril a junho, as projeções vão de retração de 0,2% a crescimento de 0,5%.

G1
09:40:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a