Quase 400 baleias morrem encalhadas no sul da Austrália

Início » Blog » Quase 400 baleias morrem encalhadas no sul da Austrália

Ao menos 380 baleias morreram encalhadas nas praias da Tasmânia, no sul da Austrália, durante essa semana, em um grande desastre ambiental, informou o governo. Há ainda dezenas de outros animais encalhados e equipes de resgate tentam salvar aqueles que estão vivos.

“Podemos confirmar que 380 baleias estão mortas. Há ainda umas 30 com vida e a boa notícia é que conseguimos salvar outras 50”, disse o responsável pelo Departamento de Parques e Vida Silvestre da Tasmânia, Nic Deka.

Desde a segunda-feira (21), os cetáceos começaram a encalhar na região e um grupo de cerca de 60 voluntários luta para salvá-los. A área onde ocorre o desastre é de difícil acesso e só acessível por barco.

Grande parte das baleias mortas foi identificada apenas através de sobrevoos.

Para Deka, esse é o pior incidente do tipo da história da Tasmânia. No entanto, os especialistas locais não sabem explicar porque isso acontece de tempos em tempos: pode ser porque o grupo segue uma baleia desorientada ou porque buscam se alimentar de maneira mais próxima à areia.

Entre os maiores desastres ambientais do tipo, está um em outubro de 1946, na Argentina, quando cerca de 835 orcas encalharam e morreram em várias praias. Já em fevereiro de 2017, centenas de cetáceos morreram nas praias de Farewell Spit, na Nova Zelândia. (ANSA).

10:23:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a