Protestos pela Amazônia mobilizam cidades pelo mundo

Início » Blog » Protestos pela Amazônia mobilizam cidades pelo mundo

O aumento do número de queimadas na Amazônia motivou a convocação de manifestações pela preservação da região em dezenas cidades do Brasil e do mundo entre sexta-feira (23) e domingo (25).

Ao menos 40 cidades brasileiras já possuem eventos confirmados, entre elas estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Natal, Manaus, Salvador, Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP) e Atalanta (SC). Já no exterior, Sidney (Austrália), Colônia (Alemanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Salamanca (Espanha), Barcelona (Espanha), Madri (Espanha), Lisboa (Portugal) e Dublin (Irlanda) também estão com protestos programados.

O movimento “Fridays For Future”, criado pela sueca Greta Thunberg, também realizará hoje (23) protetos contra o governo brasileiro em frente ao Panteão de Roma e do consulado brasileiro em Milão.

Em São Paulo, por exemplo, o ato está agendado para acontecer nesta sexta-feira às 18h (horário de Brasília), no Masp, na Avenida Paulista. No evento no Facebook da manifestação “SOS Amazônia”, mais de 11 mil pessoas já confirmaram presença. De acordo com o relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que estuda a região há 28 anos, a taxa de desmatamento na floresta brasileira cresceu 66% em julho passado, embora esse percentual chegue a 278%, segundo projeções do Inpe.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem sido constantemente alvo de críticas sobre a política ambiental que tem promovido. Na semana passada, inclusive, os principais países doadores do Fundo Amazônia, a Alemanha e Noruega, anunciaram a suspensão de seus repasses após a divulgação das taxas de desmatamento na região.(ANSA)

11:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a