Probióticos para Cães: são Necessários? Quais Usar?

Início » Blog » Probióticos para Cães: são Necessários? Quais Usar?

De uns tempos para cá, os probióticos se tornaram uma verdadeira febre. Felizmente, as pessoas têm se conscientizado que manter uma boa ecologia intestinal é importantíssimo para uma boa saúde. Mas não são só os seres humanos que se beneficiam com uma flora intestinal saudável. O seu pet também precisa de bactérias boas, e é por isso que os probióticos para cães estão entrando em evidência!

Em nós, há diversos motivos para o desequilíbrio entre bactérias boas e ruins no intestino. O uso de antibióticos e uma alimentação baseada em produtos refinados e industrializados são bons exemplos. Com nossos amigos peludos não é muito diferente…

Quando eles ingerem comida imprópria para seu consumo, água contaminada ou certos medicamentos, a flora intestinal pode ser prejudicada. Nos cães, fatores como estresse e mudança de rotina também podem estar implicados, além, é claro, de doenças gastrointestinais que exigem um tratamento mais intensivo.

Como probióticos para cães protegem a saúde dos animais

Diversas pesquisas têm mostrado como os probióticos para cães atuam em diversas frentes, com benefícios para sua saúde:

  • Alergias: pelas propriedades anti-inflamatórias, os probióticos aliviam os sintomas de alergias de pele caninas. Para exemplificar, pesquisas indicam também que os animais que são expostos a essas bactérias boas quando filhotes têm menos risco de ter dermatite atópica.
  • Diarreias: probióticos para cães podem amenizar os sintomas de diarreias relacionadas ao estresse, bem como reduzir a incidência de diarreia aguda nos cães. Mas, nesses casos, é importante usar o produto certo indicado pelo seu veterinário.
  • Colesterol: você sabia que os cães também podem apresentar altos níveis de colesterol ruim? E as pesquisas indicam que os probióticos podem ajudar, tanto para os animais saudáveis quanto para os que apresentam problemas gastrointestinais.

Além disso, há outros benefícios agregados. Em primeiro lugar, é claro, está a imunidade a doenças, altamente beneficiada pelos probióticos. Saiba que cerca de 80% do sistema imunológico dos cães estão baseados na ecologia intestinal! Eles também auxiliam em:

  • Uma digestão mais saudável, absorvendo todos os nutrientes necessários;
  • Melhoram a função cerebral;
  • Mantem afastadas as bactérias ruins, causadoras de doenças;
  • Ajudam na eliminação de toxinas do organismo;
  • Suprem necessidades de cães idosos;
  • Auxiliam no caso de parasitoses.

Cuidados e dicas sobre os melhores probióticos

Assim como no caso dos suplementos para humanos, é preciso ter muita atenção à qualidade dos probióticos para cães que você está usando. É necessário ter as bactérias certas e em quantidades adequadas. Muitas são as mesmas que nós precisamos para uma boa ecologia intestinal, como os fundamentais Lactobacillus acidophilus, por exemplo.

Além de em um bom probiótico para cães, você pode encontrá-las em alimentos naturais fermentados, como vegetais e até mesmo o kimchi ou o kefir.

Agora, uma dica que sempre comento, valendo tanto para você quanto para o seu pet. Consulte sempre o médico – e, nesse caso, o veterinário! Ele saberá a melhor opção para o seu cão.

A dose e o tipo de probiótico a serem usados variam de acordo com o tamanho do animal e seu estado de saúde. Em alguns casos, o uso de forma errada para alguns sintomas pode também mascarar uma doença mais séria.

Por isso é importante conversar sempre com o veterinário antes de qualquer decisão por conta própria. Seu cachorro e a saúde dele agradecem!

14:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a