Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão na 2ª fase da Operação Transformers

Início » Blog » Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão na 2ª fase da Operação Transformers

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (23) a 2ª fase da Operação Transformers. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, seis veículos foram sequestrados e cinco homens foram presos por mandados de prisão preventiva em cidades do estado de São Paulo.

A 2ª fase da operação foi deflagrada pelo Oitavo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) em Hortolândia, Barueri e São Paulo.

De acordo com a Polícia Civil, a ação trata-se de investigação que se iniciou em abril de 2019 e apurou a atuação de organização criminosa e de seus integrantes em fraudes consistentes na instalação do 4º eixo em semirreboques, com o objetivo de proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada.

A legislação de trânsito, segundo a polícia, proíbe tal modificação, principalmente em razão dos riscos viários gerados, especialmente de acidentes pelo comprometimento do sistema de frenagem, danos em viadutos, rotatórias, acostamentos e no leito asfáltico das rodovias pela irregular distribuição de pesos entre os eixos.

“Durante um ano e sete meses de investigações, ficou demonstrado que tal alteração, apesar de ilegal, era realizada. Antes de formalizarem os processos perante aos órgãos de trânsito, os caminhões modificados passavam por vistoria técnica em empresa de perícias envolvida na sofisticada engrenagem ilegal, licenciada pelo Inmetro, que imediatamente suspendeu a permissão”, explicou a polícia.

De acordo com a polícia, para emissão dos documentos de trânsito relativos à inclusão do 4° eixo foram utilizados diversos artifícios criminosos pelos envolvidos, entre eles, alegação de existência de patente, emissão de autorização prévia com descrição de “inclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional” (sem indicação de que se tratava, na verdade, de inclusão de 4º eixo), além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques, tudo para fraudar os sistemas dos órgãos de trânsito.

G1/Prudente
15:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a