Poderia o Chocolate Prevenir a Depressão?

Início » Blog » Poderia o Chocolate Prevenir a Depressão?

Se existe um alimento polêmico – e que todo mundo gosta – é o chocolate. Os debates sobre seus efeitos positivos ou negativos estão sempre acontecendo. E não era pra ser diferente… Afinal, ele pode ser bom ou ruim!

Achou estranho? É mais simples do que parece. Veja bem… Existe o chocolate que é mais largamente conhecido e vendido, que é geralmente o chocolate ao leite. É aquele mais doce e que contém e menos cacau, estando, portanto, associado aos problemas relacionados ao excesso de açúcares e carboidratos.

Estamos falando, mais uma vez, da obesidade e suas consequências, diabetes etc. São elementos que de fato você precisa ter atenção se quer ter uma boa saúde.

Mas, e os chocolates que fazem bem? Sim, eles existem. São aqueles que possuem maior quantidade de cacau, ou seja, os chocolates escuros. Por serem mais amargos, não são tão apreciados… Porém, são incríveis para você! E é desse último caso que trata a pesquisa que comento hoje.

Chocolates escuros e depressão

Uma pesquisa recente publicada no periódico Depression and Anxiety, feita por pesquisadores ingleses e canadenses, analisou a relação entre o consumo de diversos tipos de chocolate e os sintomas de depressão. Eles avaliaram 13626 pacientes que apresentavam esses sintomas e também consumiam chocolates.

Eles levaram em conta outros fatores, como estado de saúde, peso, idade, prática de atividades e outros dados, para avaliarem somente aqueles relativos ao chocolate. As conclusões foram claras:

  • Aqueles que consumiam chocolates escuros 2 vezes em períodos de 24h relataram 70% menos sintomas depressivos.
  • Os que consumiam outros tipos de chocolate e também os amargos relataram menos sintomas do que os que não comiam nenhum tipo de chocolate.
  • Porém, no caso dos que não comiam chocolates escuros – somente de outros tipos – os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação com os sintomas de depressão.

Os pesquisadores são cautelosos e comentam que ainda são necessários novos estudos sobre o assunto, mas as evidências da pesquisa indicam que o consumo do chocolate escuro pode realmente melhorar esse tipo de sintoma!

Qual o segredo do chocolate escuro?

Quanto mais amargo, melhor. O chocolate escuro, especialmente aquele feito com cacau cru, pode ter cerca de 400 polifenóis diferentes. Trata-se de antioxidantes poderosos. E é por isso que bons chocolates amargos são fantásticos para sua saúde.

Os benefícios vão desde a prevenção de doenças cardiovasculares até a proteção do cérebro. Também aumenta a produção de óxido nítrico no seu corpo, reduzindo a pressão e até melhorando sua saúde sexual.

Além desses, há uma lista imensa de benefícios que já comentei por aqui (clique aqui para conferir). Por hora, a dica é essa: consuma o chocolate certo – o escuro e amargo – em quantidades moderadas. Ele será mais um aliado para a Supersaúde!

Referências bibliográficas:

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a