Plano regional propõe retomada de atividades econômicas a partir do dia 1º de junho no Oeste Paulista em 3 fases escalonadas

Início » Blog » Plano regional propõe retomada de atividades econômicas a partir do dia 1º de junho no Oeste Paulista em 3 fases escalonadas

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), apresentou nesta sexta-feira (22) ao Conselho Municipalista, órgão criado pelo governo do Estado de São Paulo, o Desenvolve Oeste – Plano Regional para Retomada das Atividades Econômicas na 10ª Região Administrativa, que engloba 53 municípios da Alta Sorocabana e da Nova Alta Paulista.

O plano, apresentado em videoconferência nesta sexta-feira (22/05), prevê a retomada das atividades econômicas a partir de 1º de junho, dividida por três fases, sendo a implantação de cada uma a cada 14 dias. Com isso, a previsão é de que em 42 dias os serviços sejam liberados gradativamente.

Desde a segunda quinzena de março, as atividades econômicas estão parcialmente paralisadas no Oeste Paulista em decorrência do período de quarentena determinado pelas prefeituras e pelo governo do Estado de São Paulo como forma de promover o isolamento social para conter a propagação da pandemia do coronavírus.

As fases de retomada serão definidas por cores, sendo a laranja, prevista para ser implantada em 1° de junho, a amarela, cogitada para 15 de junho, e a verde, programada para 30 de junho. A primeira representa o atendimento individual ou de baixo fluxo de pessoas; a segunda, o médio fluxo; e a terceira, com grande fluxo de pessoas.

No entanto, a mudança de fase só será possível mediante a estabilidade do número de novos casos de coronavírus, causador da Covid-19, e de leitos hospitalares disponíveis para atendimento da demanda de pacientes. Essa análise será feita pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, o qual dará respaldo para as decisões do Executivo.

O esboço regional foi elaborado a partir de diretrizes contidas no Plano São Paulo, divulgado pelo governo do Estado, e em consenso entre os prefeitos e lideranças do Oeste Paulista.

A expectativa é de que o assunto seja discutido com representantes do Estado, inclusive o governador João Doria Junior (PSDB), em uma videoconferência na próxima terça-feira (26), para quando está prevista uma deliberação sobre o tema.

G1/Prudente
09:15:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a