Pets sofrem com barulho e clarão de fogos de artifícios

Início » Blog » Pets sofrem com barulho e clarão de fogos de artifícios

O último dia do ano é marcado pela queima de fogos em festas e confraternizações, como a forma mais tradicional de celebrar a chegada do novo ano. Embora seja um lindo espetáculo para os olhos, e emocionante aos corações, os fogos de artifício têm um malefício: seu barulho é prejudicial para os animais de estimação, principalmente os cachorros.  Segundo o doutor dos animaizinhos, Emerson Luiz Ribas, do Hospital Veterinário São Manoel, em Presidente Prudente, os pets se incomodam muito não apenas com o barulho dos fogos, mas também com o clarão que provocam.

Para amenizar um pouco esse sofrimento dos bichinhos, ele cita algumas táticas que podem ajudar, como: durante o período da solta dos fogos que seus donos, se puderem, fiquem com os animais, coloquem chumaço de algodão em seus ouvidos para dar uma mascarada no barulho, procurem ficar num cômodo da casa que de preferência tenha cortina e ligue um rádio, a TV, qualquer aparelho com a música num volume mais alto.

“O grande problema é que quando eles [cachorros] se estressam, se tiver mais de um animal no mesmo ambiente eles acabam brigando entre si. Se mutilam. Ou, às vezes, saem correndo sem rumo para a rua e podem ser atropelados. Se machucam batendo nas paredes ou se enroscando nas grades de portões. Animais que já têm alguma doença pré-existente, cardiopatas, por exemplo, o susto, a descarga de adrenalina é tão grande, que eles acabam tendo uma taquicardia, acabam descompensando, faz edema agudo de pulmão podendo até ir a óbito”, destaca Emerson.

O Imparcial
11:15:10

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a