Pesquisador diz que sítio paleontológico de Presidente Prudente possui a maior quantidade de fósseis de aves do país

Início » Blog » Pesquisador diz que sítio paleontológico de Presidente Prudente possui a maior quantidade de fósseis de aves do país

O Sítio Paleontológico de Presidente Prudente (SP) foi reconhecido como uma das mais importantes e significativas jazidas de fósseis de aves da era dos dinossauros do país. As descobertas foram feitas pelo pesquisador Willian Nava, do Museu de Paleontologia de Marília (SP), responsável pela pesquisa que é realizada desde 2004. Segundo ele, que esteve no local nesta sexta-feira (16), trata-se de uma área muito rica em fósseis, com relevância sul-americana e mundial.

No sítio já foram encontrados mais de dois mil fósseis de aves extintas na época dos dinossauros.

De acordo com o pesquisador, a área apelida de ‘Sítio das Aves’ é o lugar mais rico do Brasil em quantidade e grau de preservação.

“Não há outro no país que possua essa quantidade de fósseis”, declarou Nava.

Os fósseis de aves representam 90% das descobertas feitas no local, mas já foram encontrados materiais de outros animais, como de lagartos, anfíbios, crocodilos e dentes de dinossauros herbívoros e carnívoros, com data estipulada em até 80 milhões de anos.

“O cercado e o tombamento do local feito pela Prefeitura são importantes para preservar a área com fósseis muito relevantes para a ciência”, disse o pesquisador.

A Prefeitura de Presidente Prudente tem feito a preservação oficial do local de uma importante área tombada por meio de decreto municipal. Além das grades que já foram instaladas, o sítio também receberá calçamento.

A intenção do Poder Executivo é de disponibilizar um espaço para expor os materiais já coletados e as pesquisas feitas sobre os fósseis. Um dos possíveis locais seria o Centro Cultural Matarazzo. Devido à importância do Sítio Paleontológico, a prefeitura pretende também realizar a contração de um paleontólogo.

Com o tombamento do local e todas as medidas de proteção, qualquer ação irregular, como descarte de lixo, pode configurar crime ambiental e até mesmo crime contra o patrimônio.

O Sítio Paleontológico fica localizado entre o Parque Girassóis e o bairro São João, em Presidente Prudente.

G1/Prudente
09:30:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a