Parapan 2019: Manter a hegemonia é o objetivo brasileiro

Início » Blog » Parapan 2019: Manter a hegemonia é o objetivo brasileiro

Delegação recorde de 337 atletas tentará o topo da classificação pela quarta vez seguida

O Brasil desfila hoje com 337 paratletas no Estádio Nacional, em Lima, no Peru, na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos, que começa às 21h (de Brasília) e terá transmissão do Sportv2 . Esta é a maior delegação brasileira da história na competição, com um crescimento de 24% em relação a Toronto-2015.

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro é alcançar o topo novamente, pela quarta vez seguida. Para isso, aposta em destaques como o nadador Daniel Dias e o velocista Petrúcio Ferreira. Dono de 27 medalhas na competição, Daniel vai disputar sete provas, sendo cinco individuais e duas de revezamento. Já Petrúcio, homem mais rápido da história nos 100m da classe T47 (para amputados de braço), vai tentar o ouro também nos 400m, prova em que não é especialista.

Começa hoje: Com transmissão do Sportv2, a cerimônia de abertura será às 21h (de Brasília)

Pela primeira vez nos Jogos, o curitibano Vitor Tavares, de 20 anos, representará o Brasil no parabadminton, uma das três modalidades que estreiam em Lima — as outras são parataekwondo e o tiro esportivo.

— O esporte transformou a minha vida de muitas formas — diz Vitor, que compete pela classe SS6, para pessoas com baixa estatura: — Na minha primeira competição nacional, fui campeão. Hoje, levo o esporte a sério, como uma profissão.

A participação do Brasil em Lima começou com vitória. Ontem, já foram disputadas partidas preliminares do tênis de mesa sentado, com seis triunfos brasileiros.

Porta-bandeira

O bicampeão mundial de goalball, Leomon Moreno, completou 26 anos anteontem, mas o presente chega hoje. O atleta carrega a bandeira brasileira na cerimônia de abertura do Parapan, que começa às 21h (de Brasília, com transmissão do Sportv2).

Quando ainda era bebê, Leomon perdeu sua visão por conta de uma retinose pigmentar. O jovem do Distrito Federal conheceu a modalidade por meio dos irmãos, que possuem a mesma doença e já praticavam o esporte.

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

— É uma responsabilidade muito grande representar 337 atletas. Para a minha modalidade, é muito importante e isso mostra que o goalball apenas cresce. É uma honra enorme ser porta-bandeira do meu país, que é o melhor do mundo — disse o atleta, que conquistou ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e prata nos Jogos Paralímpicos Londres-2012.

A participação do Brasil em Lima começou com vitória. Na tarde de ontem, antes mesma da abertura oficial, já foram disputadas partidas preliminares do tênis de mesa sentado, com seis triunfos brasileiros.

Extra
12:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a