Para 57%, data do golpe de 1964 deveria ser desprezada, aponta Datafolha

Início » Blog » Para 57%, data do golpe de 1964 deveria ser desprezada, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha, veiculada neste sábado (6) no jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que a comemoração da data que marcou o início da ditadura militar no Brasil, incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado, não tem o apoio da maioria da população.

Para 57% dos entrevistados, o golpe de 31 de março de 1964, deve ser desprezado; 36% disseram que a data merece comemoração.

O instituto entrevistou 2.086 pessoas em 130 municípios entre terça (2) e quarta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança (que é a chance de a pesquisa retratar a realidade) é de 95%.

Outros 7% não souberam responder ou não quiseram opinar sobre o tema.

No último dia 25 de março, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou que Bolsonaro havia determinado ao Ministério da Defesa “comemorações devidas” e alusivas ao dia 31 de março em quartéis. Depois, o presidente disse que a ideia era rememorar, e não comemorar o golpe de 1964.

O desprezo à data do golpe tem maior apoio entre os mais jovens, mais escolarizados e mais ricos da população. Entre as pessoas de 16 a 24 anos, 64% são contrários à comemoração da data. A porcentagem chega a 67% entre quem tem ensino superior e a 72% entre os de renda familiar mensal superior a dez salários mínimos.

Segundo o Datafolha, foram favoráveis à celebração do golpe 42% das pessoas com mais de 60 anos, 43% dos que têm ensino fundamental e 39% dos que têm renda mensal familiar de até dois salários mínimos.

Outro recorte sobre o levantamento do instituto mostra que 53% dos evangélicos entrevistados rejeitam as comemorações relativas ao início da ditadura militar – 39% aprovam festejos pela data.

Após as declarações do porta-voz da Presidência, a Defensoria Pública da União foi à Justiça contra as comemorações, assim como familiares de vítimas da ditadura.

A Justiça Federal chegou a proibir eventos similares, mas a liminar acabou cassada.

G1
12:30:55

5 respostas

  1. O mesmo instituto que disse que o Bolsonaro não ganhava de ninguem no 2ºturno!!

    1. Realmente não ganhava de ninguém! Mas aí veio a facadafeke tudo planejado e a mamadeira de piroca, kit gay, com ajudar da velha grande mídia e do watts app e tudo mudou da aguá pro vinho e o presidente fake está aí só fazendo cacada atrás da outra, e descendo ladeira a baixo, em breve não encontraremos um que votou no psicopata nazifascista Bolsonaro !!
      #eusouLula#LulaLivreJá LulaInocente

  2. Enquanto isso, o Ditador mais longevo e cruel na história do Brasil, Getúlio Vargas, foi inscrito no livro dos Heróis da Pátria. Quem sancionou a lei? Lula. Povo sem memória é um povo sem história.

    LEI Nº 12.326, DE 15 DE SETEMBRO DE 2010.
    Inscreve o nome de Getúlio Dornelles Vargas no Livro dos Heróis da Pátria.
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1o Será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, o nome de Getúlio Dornelles Vargas.
    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Brasília, 15 de setembro de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
    João Luiz Silva Ferreira

  3. Vivemos tempos obscuros, emburrecimento total das pessoas. O que há um tempo atrás era óbvio, hoje torna-se questionável. O período mais abjeto da história recente do Brasil, que foi a ditadura militar, não deveria sequer ser mencionado ou aventada a possibilidade de pesquisa sobre se é ou não justa a sua comemoração, pelo grande prejuízo que causou ao país. Tempos sombrios!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a