Países ricos compram metade das vacinas contra Covid-19

Início » Blog » Países ricos compram metade das vacinas contra Covid-19

Um grupo de países ricos que representa 13% da população mundial comprou mais da metade das prometidas doses de vacina contra a covid-19, de acordo com um relatório da ONG Oxfam divulgado nesta quarta-feira (16).

A Oxfam analisou os acordos fechados pelas empresas que desenvolvem e fabricam as cinco principais vacinas contra o coronavírus e que estão atualmente na última fase de testes clínicos (AstraZeneca, Gamaleya/Sputnik, Moderna, Pfizer e Sinovac).

“O acesso às vacinas que salvam vidas não deveria depender de onde se vive ou de quanto dinheiro se tem”, declarou Robert Silverman, diretor da Oxfam.

“O desenvolvimento e a aprovação de uma vacina segura e eficaz é crucial, mas é igualmente importante garantir que possam estar disponíveis a todos. A covid-19 está em todos os lugares”, continuou.

A Oxfam calculou que serão produzidas 5,9 bilhões de doses. Isso seria o suficiente para cerca de 3 bilhões de pessoas, dado que provavelmente serão necessárias duas doses.

Até o momento, 2,7 bilhões (51%) das 5,3 bilhões de doses já negociadas foram encomendadas por países, territórios e regiões que incluem Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia, Hong Kong, Macao, Japão, Suíça e Israel.

AFP
11:15:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a