Os benefícios para a saúde do jejum intermitente. A ciência explica

Início » Blog » Os benefícios para a saúde do jejum intermitente. A ciência explica

esmo que não saiba do que se trata, certamente que já ouviu falar do jejum intermitente. A verdade é que este tipo de dieta atualmente tão popular e já tão praticada por tantos ainda está envolta numa intensa polémica entre cientistas e médicos.

A revista Galileu destaca que se por um lado há estudos que sugerem as suas desvantagens – alertando para o risco de por exemplo desenvolver diabetes de tipo 2; por outro lado, muitos gabam os benefícios de não comer durante algumas horas diariamente.

E é neste último grupo que se enquadra um artigo científico publicado nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, no periódico científico The New England Journal of Medicine.

Para Mark Mattson, professor e neurocientista da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o jejum intermitente divide-se em duas vertentes: uma em que só é permitido comer entre seis a oito horas por dia e a outra conhecida por 5:2, em que a pessoa come normalmente por cinco dias e, em dois dias, come somente uma única refeição pouco calórica, praticando o jejum nas restantes horas. Convém salientar que Mattson estuda este tipo de dieta há 25 anos, e há 20 que segue o regime alimentar.

Um dos mais relevantes benefícios comprovado nos estudos realizados, segundo o professor, é a melhoria no funcionamento das células. O especialista garante que tal ocorre porque ao estarmos em jejum as células acabam por ter que ir buscar combustível na forma de açúcar, o que significa que os microorganismos celulares convertem gordura em energia – o que por sua vez contribui para acelerar o processo de emagrecimento, equilibra os níveis de açúcar no sangue e diminui a inflamação do organismo. Atualmente vários ramos da ciência defendem que a inflamação que ocorre no corpo humano está por trás de doenças como cancro, demência e até depressão.

O neurocientista Mark Mattson apontou ainda que quatro estudos revistos por si detetaram provas de que o jejum intermitente diminui a pressão arterial, os índices de gordura no sangue e ajuda a desacelerar a frequência cardíaca em períodos de descanso.

Notícias ao Minuto
12:20:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a