Operação Monte Cristo, contra fraude fiscal e sonegação no setor farmacêutico, tem 2 alvos no Oeste Paulista

Início » Blog » Operação Monte Cristo, contra fraude fiscal e sonegação no setor farmacêutico, tem 2 alvos no Oeste Paulista

O Ministério Público e a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo deflagraram a segunda fase da Operação Monte Cristo nesta quinta-feira (1º), visando ao combate à sonegação fiscal e à lavagem de dinheiro por empresas do setor farmacêutico.

São alvos da operação cinco distribuidoras de medicamentos de grande porte, duas redes varejistas (com mais de 300 lojas) e uma associação de distribuidores de âmbito nacional.

De acordo com as informações repassadas pela Secretaria da Fazendo do Estado ao G1, dois alvos foram localizados no Oeste Paulista, sendo um em Presidente Prudente (SP) e um em Osvaldo Cruz (SP).

A investigação aponta a existência de diversas organizações criminosas voltadas para a prática desses e de outros delitos. A investigação estima que o esquema desenvolvido tenha causado um prejuízo aos erários estadual e federal, nos últimos seis anos, de aproximadamente R$ 10 bilhões. A fraude envolve grupos empresariais responsáveis não só pela distribuição de medicamentos no Estado, como também pelo comércio varejista (redes de farmácias), que se beneficiam dos esquemas.

Expedidos pela 2ª Vara Criminal de São José dos Campos (SP), foram cumpridos 88 mandados de busca e apreensão em empresas e na residência de pessoas ligadas aos esquemas em 10 cidades, localizadas na capital e na Grande São Paulo e também nas regiões de Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Marília (SP), Piracicaba (SP) e Campinas (SP).

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás e Minas Gerais e houve o sequestro de 17 imóveis.

A operação contou com participação de 160 agentes fiscais de renda do Estado de São Paulo, além de mais de 50 promotores de Justiça, 29 auditores fiscais da Receita Federal e 16 procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ação contou ainda com o apoio das polícias Civil e Militar.

Na Grande São Paulo, a Polícia Civil empregou 53 viaturas e 104 policiais de diversas unidades da corporação, como Garra, GER e Dope, bem como um helicóptero com uma tripulação de cinco pessoas para deslocamentos rápidos. No interior, destacamentos da PM viabilizaram o cumprimento dos mandados.

Além da participação em 32 alvos da segunda fase da Operação Monte Cristo, a Secretaria da Fazenda realizou, ainda, a fiscalização em outros 54 contribuintes distribuídos em 16 das 18 delegacias regionais tributárias do Estado e que apresentam indícios de não recolhimento da antecipação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na entrada de medicamentos no Estado.

G1/Prudente
16:05:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a