Olhos Secos: os 5 Melhores Alimentos para Combater o Problema

Início » Blog » Olhos Secos: os 5 Melhores Alimentos para Combater o Problema

Especialmente no período mais frio do ano, o tempo tende a ficar seco, com baixos níveis de umidade. Isso reflete diretamente no nosso organismo, e muitas pessoas reclamam da sensação de olhos secos.

Uma umidade do ar abaixo de 40% pode também ter outros efeitos, como o contrário – olhos lacrimejantes – além de garganta e vias nasais irritadas. Mas há ainda outros motivos para o ressecamento dos olhos…

Alguns estudos sugerem, por exemplo, que a queda da testosterona pode estar relacionada ao problema. Se você frequentemente se incomoda com os olhos secos, vale a pena conversar com o médico e pedir para checar os níveis desse hormônio.

Lembre-se que até as mulheres precisam dele. Não no mesmo nível dos homens, é claro, mas precisam. Especialmente na menopausa é necessário ter atenção a esses níveis.

O uso de certos medicamentos, excesso de tempo em frente a telas de celular, computador e tablets e hábitos como o fumo também podem prejudicar a lubrificação dos olhos.

Agora, uma maneira simples de melhorar essa lubrificação é consumir os alimentos corretos. Assim você trata os olhos secos naturalmente, de dentro pra fora – algo recomendável não só em períodos de baixa umidade, mas durante todo o ano.

Os melhores alimentos para olhos secos

1 – Peixes selvagens

Consumir carne de peixe é uma boa opção para seus olhos secos, pois trata-se de um alimento rico em ômega-3. Os melhores são salmão, anchovas e sardinhas, de preferência selvagens.

É claro, você pode também optar por um suplemento de ômega 3. Uma boa opção é óleo de krill, uma espécie marinha com menos risco de contaminação pela poluição dos oceanos.

Atenção: você provavelmente vai ler em alguns lugares que é possível encontrar o ômega 3 em alguns vegetais. De certa forma isso é verdade, mas esse óleo é de quantidade e qualidades inferiores. As melhores fontes de ômega-3 são as animais.

2 – Carne e leite de animais criados a pasto

Também possuem ômega 3, além de gorduras boas, fundamentais para obtenção de energia e lubrificação ocular. Procure sempre produtos de animais criados pastoreando naturalmente. Eles têm maiores níveis de ômega 3 e de outras vitaminas e minerais importantes para a saúde.

3 – Castanhas

Nozes, castanha-do-pará e outras castanhas podem ajudar na lubrificação ocular por serem fontes de gorduras boas. Acrescentá-las na sua dieta diária pode ajudar não apenas na saúde dos seus olhos, mas em diversas funções de seu organismo.

4 – Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina A é fundamental para uma boa saúde da visão, e é convertida pelo corpo a partir do betacaroteno presente nos alimentos. Além da visão, tem papel importante no sistema reprodutivo, imunidade e combate aos radicais livres.

Os melhores alimentos são fígado, cenouras, melão cantaloupe e folhas verdes. Dê preferência a utilizar esses vegetais em smoothies verdes, que potencializam os nutrientes sem alterar seus níveis de açúcar de forma brusca.

5 – Frutos do mar

Alguns frutos do mar, como camarões, lagostas e caranguejos também podem ajudar na saúde dos olhos de forma geral. Eles são fontes de astaxantina, um potente antioxidante que previne danos às células oftálmicas por moléculas instáveis.

Pode ser encontrado também nos salmões selvagens. Isso torna esse peixe uma boa opção, já que combina ômega-3 e astaxantina. Além disso, ela também pode ser encontrada em forma de suplemento. Converse com seu médico sobre o assunto.

Ficar com os olhos secos pode ser algo bastante incômodo, mas esses alimentos ajudam bastante. Para conferir um artigo com outras dicas, inclusive com relação à questão hormonal, é só clicar aqui. Cuide bem dos seus olhos e Supersaúde!

Dr. Rondó
14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a