Óleo Essencial de Tomilho para uma Mente Brilhante!

Na semana passada, comentei por aqui sobre o tomilho. Este incrível tempero, além de saboroso, garante inúmeros benefícios para sua saúde. E se ele já é tão poderoso, imagine o quando está concentrado em um óleo essencial de tomilho!

Assim como a erva em si, este óleo é usado milenarmente por diversas culturas. Desde o Mediterrâneo até a Índia, onde é um componente importante na medicina ayurvédica, tem auxiliado na saúde de milhares de pessoas por um longo tempo…

Nessas medicinas populares há diversos usos, como alívio de problemas respiratórios, de pele, tratamentos para artrites, mordidas de insetos, náuseas e até sintomas de menopausa.

Óleo essencial de tomilho na aromaterapia

Na aromaterapia, o óleo essencial de tomilho é conhecido por suas propriedades estimulantes para a mente. Segundo essa perspectiva, ele acalma os nervos, melhora a memória e garante mais concentração para suas atividades diárias.

Combate de bactérias

Assim como muitos outros óleos essenciais, as pesquisas têm mostrado que o óleo essencial de tomilho tem grande potencial para combater micro-organismos.

O timol, substância encontrada no óleo, foi efetivo nos testes de laboratório com colônias de bactérias E. coli. Os pesquisadores acreditam, inclusive, que sua utilização pode ser uma opção ao excesso de uso de antibióticos que temos enfrentado – em especial para controle bacteriano nos rebanhos.

Óleo essencial de tomilho e saúde mental

Em uma pesquisa, cientistas das universidades federais do Rio de Janeiro e da Bahia, em conjunto com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, analisaram os efeitos da apigenina para o cérebro.

Esta substância é outro importante elemento encontrado em ervas como tomilho, salsinha e camomila. O que eles descobriram é que ela afeta positivamente a memória e o aprendizado.

Isso porque, segundo o estudo, a apigenina melhora a performance de formação de neurônios e fortalece a conexão entre as células do cérebro. Uma ajuda e tanto para prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer no futuro!

Alívio das dores

Outra utilização conhecida é como óleo de massagem. Mas é importante se lembrar de diluí-lo em outro óleo que funcionará como carreador, como azeite de oliva ou óleo de coco.

Dessa forma, pode ser massageado em pontos de dor, aliviando-a e reduzindo também possíveis sintomas de inflamação. Assim como comentei anteriormente, o responsável por esse efeito é o fantástico timol.

Agora que você já conhece este óleo essencial de mil e uma utilidades, já pode aproveitá-lo. Procure por um de boa procedência, em lojas especializadas, garantindo que está de fato levando para casa o melhor para sua saúde!

Dr. Rondó
14:36:03

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *