Oeste Paulista evolui para a fase amarela do Plano São Paulo

Início » Blog » Oeste Paulista evolui para a fase amarela do Plano São Paulo
Municípios do Oeste Paulista evoluíram para a fase amarela do Plano São Paulo — Foto: Reprodução

Os 56 municípios do Oeste Paulista conseguiram evoluir para a fase amarela do Plano São Paulo nesta sexta-feira (4), conforme a atualização feita pelo governo do Estado de São Paulo.

Na atualização feita nesta sexta-feira (4), os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) de Marília e de Presidente Prudente, aos quais estão vinculadas as 56 cidades do Oeste Paulista, evoluíram da fase laranja para a fase amarela do Plano São Paulo.

Quando começaram as atualizações do Plano São Paulo, em 27 de maio, os municípios do DRS de Presidente Prudente estavam classificados na fase amarela. Depois, em 10 de junho, regrediram para a fase vermelha, na qual permaneceram até 10 de julho, quando subiram para a etapa laranja. Desde então, esta região continuava estagnada, sem evolução ou decréscimo, na fase laranja, até conseguir passar para a etapa amarela nesta sexta-feira (4).

Já os municípios do DRS de Marília começaram, em 27 de maio, na fase laranja. Em 19 de junho, decaíram para a fase vermelha. Em 10 de julho, subiram para a fase laranja, na qual ficaram até a atualização feita em 7 de agosto, quando evoluíram pela primeira vez para a etapa amarela. No dia 21 de agosto, voltaram a regredir para a fase laranja, na qual permaneceram até esta sexta-feira (4), quando retornaram para a etapa amarela.

A fase amarela permite reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia. A permanência por 28 dias seguidos na fase amarela também permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Já a fase laranja é mais restritiva e permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.

As alterações do Plano São Paulo acontecem a cada duas semanas, quando é permitido que as regiões evoluam de fase. No entanto, caso exista piora nos índices, as regiões podem regredir na semana de intervalo.

A 12ª classificação do Plano São Paulo, com os índices atualizados de evolução da pandemia e capacidade hospitalar, está disponível aqui.

G1/Prudente
15:12:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a