Odores da Natureza Reduzem Estresse e Risco de Câncer

Início » Blog » Odores da Natureza Reduzem Estresse e Risco de Câncer

Se você tem acompanhado por aqui a série de artigos sobre óleos essenciais, já leu um pouco sobre a aromaterapia. Trata-se de como certos odores da natureza produzem respostas em nosso corpo, melhorando o bem-estar e até mesmo ajudando na prevenção e tratamento de problemas de saúde.

Muitos ainda têm dúvidas se isso é realmente possível… Bom, uma pesquisa recente, feita em uma universidade japonesa, ajuda a entender um pouco mais sobre o assunto. E de quebra mostra a importância do contato com a natureza em nossas vidas!

Você já se sentiu bem ao caminhar em um local repleto de árvores? Uma sensação de paz lhe invadiu a mente e o corpo ao respirar o ar puro do campo? Aposto que sim!

Segundo os pesquisadores, quando sentimos o “cheiro de mato”, automaticamente nosso corpo reduz seus níveis de estresse e irritação. Mas não é só isso…

Quando essa exposição é prolongada, há redução da pressão arterial e o mais incrível: aumento da nossa imunidade. Os responsáveis são os phytoncides, óleos essenciais expelidos pelas plantas na natureza e que causam seus odores característicos.

Sentir esse cheiro estimula em nosso corpo moléculas que combatem doenças, inclusive o câncer. E é por isso que o contato com áreas verdes e a conservação ambiental é tão importante nos dias de hoje.

Mais benefícios do contato com a natureza

Outras pesquisas já confirmaram o quanto o contato com a natureza pode nos beneficiar. Além desse estímulo à nossa imunidade, já se comprovou que:

  • Crianças que crescem perto da natureza se tornam adultos com melhor saúde mental;
  • A simples exposição a imagens de ambientes naturais melhora o humor e o bem-estar;
  • Pessoas que caminhavam diariamente por alguns minutos em meio a ambientes naturais sentiam muito mais energia para realizar suas tarefas diárias;
  • Solos de ambientes mais preservados tem menos bactérias causadoras de doenças.

E isso são só algumas pesquisas que já comentei por aqui. Portanto, se você quer ter uma vida realmente saudável, considere esse contato com a natureza. Tire um tempo para caminhar no parque e sinta o cheiro das árvores. Este é mais um caminho para a Supersaúde!

Dr. Rondó
14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a