O eldoradense comenta… “O reflexo de uma sociedade doente”

Início » Blog » O eldoradense comenta… “O reflexo de uma sociedade doente”


Comentário
O REFLEXO DE UMA SOCIEDADE DOENTE


Existem assuntos de complexidade tamanha que é difícil discorrer sobre. A onda recente de ataques às escolas brasileiras é um deles. Uma modinha macabra que vem tirando o sossego de pais, crianças e profissionais da educação. Porém, na internet e nas redes sociais há os que conseguem piorar aquilo que já está ruim: disseminação de fakes sobre novos ataques, bem como soluções mágicas e mirabolantes, como se colocassem um urubu na cartola e em questão de segundos saísse a pomba da paz, livre, leve e solta.

É fato que uma gama de sugestões pode atenuar as ocorrências. Mas há sugestões que realmente parecem partir de alguém tão psicopata quanto os autores dos ataques: Professores armados é a que mais me deixou perplexo. Sim, alguma mente brilhante resolveu disseminar que estes profissionais que mal têm condições de lecionar também devam ser vigilantes em sala de aula, e, em caso de intercorrência grave, intervir com uma arma.

É fácil terceirizar responsabilidades. Sim, sei que é legítimo reivindicar maior número de rondas escolares, sugerir portas com detectores de metais, e talvez, numa hipótese mais emergencial, clamar por vigilantes no interior das instituições de ensino. Mas o problema é que a sociedade está doente, e pouco se fala sobre isso. Os pais que pouco conversam com os filhos querem que eles sejam protegidos, e a causa é justa. Contudo, convivem tempo insuficiente com os mesmos.

Cada integrante da família em um cômodo, com seus respectivos aparelhos celulares, vivendo cada vez mais as realidades paralelas e virtuais. Não se dialoga na mesa, não se questiona o dia a dia, se tudo está correndo bem, se o convívio com os amigos está sendo harmônico, se está havendo bullyng, racismo, intolerância. Sim, o bullyng, que minha geração diz que é “frescura”, “mimimi”, e que nós – os fortes? – “resolvíamos no braço”. Pois é, agora tem gente resolvendo a questão com armas, descarregando frustrações e hostilidades na lâmina ou na bala. Sim, o texto pode parecer duro, mas não há como eximir a parcela de culpa de uma sociedade cada vez mais fria e individualista.

Patologias de ordem psicológica e psiquiátrica estão cada vez mais presentes na vida moderna, e ninguém está livre delas. A omissão e o preconceito em buscar ajuda podem custar caro tanto ao indivíduo quanto àqueles que os rodeia. Vigiar, questionar dentro de casa seja talvez o começo de tudo. Evitar o vício tecnológico faz parte do processo. Jovens precisam interagir, praticar esportes, tocar instrumentos, ler, dançar. Habilidades e potencialidades devem ser exploradas. Enfim, são mentes com neurônios em expansão que precisam de estímulos sensoriais qualitativos, que agreguem acrescentem.

Portanto, creio que para que alguma mudança efetiva ocorra é preciso sim, exigir posturas vigilantes. Mas a vigília externa pouco adiantará se ela não começar dentro de cada um dos lares…


* O Eldoradense, é Nando Freitas.
Escreve periodicamente em nosso blog


17:57:26

6 respostas

  1. Belo comentário..
    Em que pede ter afirmado que em tudo hoje a ” sociedade doente” apela para armas…faltou falar algo de suma importância .
    Vamos lá, vou tentar completar o Belo comentário
    1 faltou dizer , por exemplo , que esse ” filhos” que hoje agridem são, em sua grande maioria ” crias ” dos governos petistas..
    Vamos lembrar que o PT entrou no poder em 2003 e permaneceu até 2016, portanto 13 anos ..de poder continuo pregando a divisão social por conta da cor, do sexo, da classe , social..sempre levando a cabo a velha máxima esquerdista , dividir para conquistar.
    Por óbvio que as consequências viriam..
    Ainda que o nobre colega tenha, de forma sutil, tentado atribuir o estado de violência atual ao governo anterior que ficou por 4 anos no poder, há que se lembrar que foi exatamente no governo anterior que o Brasil registrou os menores índices de criminalidade dos últimos 15 anos..
    Assim, repito, o comentário foi interessante, só faltou retirar o viés ideológico do conhecido eldoradense..

  2. Não dá pra separar essa onda de ataques às escolas do projeto fascista derrotado nas urnas em 2022. Isso não é espontâneo não. está sendo articulado por quem quer militarização das escolas e gente armada nas escolas de todo país. Quem era escola sem partido agora é escola com armas. Sobre a tragédia em Brumenau teve Delegado falando em caso “isolado” outros em “surto psicótico” Logo após o ataque sem investigar a pressa é para evitar que o extremismo de direita que elege gente como o Governador de SC e está na raiz desses atos seja responsabolizado! Naturalizar o Bolsonarismo como se fosse uma ideologia como outra qualquer é já estar impregnado pelo ódio. Bolsonarismo não é ideologia é uma seita que opera com lavagem cerebral através da criação perene de inimigos é uma fabrica de criminosos. Não há como dissociar ódio e Bolsonarismo. O Bolsonarismo nada tem de politica no bom sentido. É uma maquina de destruição feita com lavagem cerebral fato!

  3. Cara, o Fernando fala uma coisa que todos deviam ter visto. Abrir os olhos sobre o que seu filho está fazendo , assistindo e jogando na internet, alem de dar atenção aos filhos e recuperar as relações familiares.
    Aí vem um “idiota” com o codinome “observador” que na verdade não observa nem enxerga um palmo a frente do seu nariz e fala tanta besteira sobre um assunto tão serio!
    Vai se tratar cara! Deixa de ser ridículo. O seu bandido de estimação está la “pagando pau” para os chineses e colocando nosso futuro em risco!

    1. Realmente um assunto tão serio. E você um louco varrido querendo me que eu vá me tratar. Você cara que precisa de tratamento psicológico com urgência. O seu bandido de estimação ladrão de joias está pedidndo de joelho para não ser preso. Tenho plena certeza que todos aparelhos eletrônicos que você usa na sua casa e pessoal vem da China, então sujeito para com essa de o Lula está “pagando pau” para nosso maior parceiro comercial. Futuro em risco seria se o Bozo fosse reeleito pedeu Mané!

  4. O cara vota 13, anda com chapéu de nordestino (sendo paulista, nada contra), com camisa do Che Guevara, acredita na esquerda e que o Lula é inocente. E ainda vem falar de sociedade doente? Esses drogadinhos, psicopatas são frutos dos governos de esquerda. Partido corrupto que vive de explorar a miséria alheia. Meu Deus! O sujeito apoia tudo o que não presta e ainda se acha o dono da razão. Sou policial, estou no carro armado frente a escola do meu filho, protegendo todas as crianças que lá estudam. Sabe porque estou do lado de fora e não lá no pátio? Por que professores com a mentalidade doente igual a sua acham que eu sou uma ameaça.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a