O Cogumelo que Ajuda seu Coração e sua Silhueta!

Início » Blog » O Cogumelo que Ajuda seu Coração e sua Silhueta!

Não é de hoje que os cogumelos são vistos como superalimentos. Eles são usados milenarmente tanto nas receitas como de forma medicinal, tamanhas as suas qualidades.

E apesar de serem conhecidos e usados há tanto tempo, novas pesquisas continuam encontrando novidades com relação aos benefícios dos cogumelos. Hoje falamos sobre um deles em especial. Você sabia que ele pode até mesmo promover a sua saúde cardiovascular?

Estou falando do cogumelo shitake, originário do leste da Ásia e muito usado na culinária dessa parte do mundo. E como a cozinha asiática vem fazendo sucesso no ocidente já faz muitos anos, é bem provável que você já conheça e tenha até consumido essa maravilha.

Shitake e saúde cardiovascular

O shitake não é apenas saboroso. Dentre seus muitos benefícios, ele também melhora sua saúde cardiovascular e equilibra seus níveis de colesterol. Em um estudo feito na Universidade de Tohoku, no Japão, ratos com hipertensão foram alimentos com o cogumelo shitake durante 9 semanas.

Os resultados mostraram que sua pressão arterial reduziu consideravelmente. Mas não foi só isso. Os níveis de colesterol, incluindo o VLDL, que é considerado ruim, também diminuíram. A pesquisa usou também outro cogumelo, o maitake, e também viu efeitos similares.

Como sempre comento, você não precisa ter uma preocupação excessiva com o colesterol. Tudo depende do tamanho das partículas desse colesterol, como já expliquei em outro artigo (clique aqui para ler e entender um pouco mais).

O destaque aqui, portanto, é para a redução de pressão, causada pelos fitonutrientes do shitake. Eles atuam impedindo detritos de se fixarem na parede dos vasos sanguíneos, isso sim importante para evitar infartos e derrames.

Shitake e emagrecimento

Outra faceta pouco explorada e nem sempre comentada do shitake é seu auxílio no emagrecimento. Em outra pesquisa, feita também em animais e publicada no Journal of Obesity, os cientistas alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura ruim durante 6 semanas.

Eles foram divididos em 3 grupos, e cada um recebia também doses diferentes de cogumelo shitake na alimentação. Ficou claro que os animais que comiam as maiores doses do cogumelo tiveram ganho de peso 35% menor do que os outros grupos. Eles tiveram menos acúmulo de gordura e menor massa corporal ao fim do estudo.

De fato, o cogumelo shitake conta com substâncias que auxiliam na redução de gordura, como a eritadenina e o beta-glucan, uma fibra alimentar que também melhora a imunidade e aumenta a saciedade – ou seja, são muitos benefícios em um único alimento!

Aproveite esse supercogumelo!

Como se não bastassem tudo o que já vimos até agora, o shitake também é rico em:

  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • Cálcio e outros minerais
  • Ação antifúngica
  • Ajuda no combate a infecções

Para saber um pouco mais sobre esses outros benefícios, aconselho que confira este outro artigo especial sobre o shitake. E para colocá-lo como item na sua dieta keto, confira algumas receitas aqui do site feitas com cogumelos. Em várias delas é possível usar o shitake. Assim você o consome de maneira saudável, sem sair da dieta! Confira as receitas aqui.

Agora, mãos à obra. É hora de preparar essa delícia oriental. Procure por cogumelos de boa procedência, prepare as panelas e chame a família. Além de turbinar sua saúde, todo mundo vai adorar. Aproveite!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a