Número de venezuelanos fora do país deve chegar a 5 milhões

Início » Blog » Número de venezuelanos fora do país deve chegar a 5 milhões

Até o fim deste ano, 1 milhão a mais de venezuelanos deve sair do país por causa da crise econômica e política.

A estimativa é de Eduardo Stein, representante da agência de refugiados da ONU, a Acnur, para os refugiados e imigrantes venezuelanos.

Cerca de 4 milhões já abandonaram a Venezuela, de acordo com dados da entidade.

“Chegou-se ao número de 4 milhões há cerca de três semanas. A nossa projeção é que serão cerca de 5 milhões até o fim de 2019. Há uma média de 5.000 venezuelanos que partem diariamente”, diz Stein.

ela estimativa da ONU, a Venezuela tinha 30 milhões de habitantes em 2015 e, hoje, tem 28,5 milhões.

Há oscilação do fluxo de acordo com mudanças da política da Venezuela ou de outros países. Quando a fronteira com o Brasil foi reaberta, houve um aumento, mas depois alguns dias, a média voltou a 5.000 por dia, segundo ele.

Mesmo que se chegue a uma solução política para a Venezuela, os cerca de 5 milhões que devem sair do país vão levar cerca de dois anos para voltar. Isso porque a velocidade da volta é menor que a da saída.

“Digo isso com base em movimentos semelhantes que já aconteceram em outras partes do mundo: para retornar, as pessoas querem garantias de estabilidade e respeito a direitos humanos, além de acesso a serviços básicos, empregos e renda”, afirma ele.

G1
10:20:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a