Número de alunos em graduações a distância no Brasil salta 378% em uma década

Início » Blog » Número de alunos em graduações a distância no Brasil salta 378% em uma década

O crescimento de alunos do ensino superior em cursos à distância mostra que a modalidade se confirma como tendência no Brasil. Em 2009, o número de estudantes ultrapassava 330 mil. Já em 2019, os dados apontam um salto para mais de 1 milhão e meio, o que resulta em crescimento de 378,9%. Os números fazem parte do Censo da Educação Superior 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 23.

De acordo com os dados, pela primeira vez na história o número de ingressantes na modalidade de ensino a distância (EAD) ultrapassou a quantidade de estudantes que optaram por iniciar a graduação presencial. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos de instituições privadas escolheram o ensino à distância e 49,3% (1.514.302) o presencial. Parte dos especialistas acedita que a pandemia, que obrigou alunos a terem aulas pelo ensino remoto, pode impulsionar a procura por esse tipo de curso.

 

Durante a coletiva de imprensa, Alexandre Lopes, presidente do Inep, afirmou que ainda não podemos comparar as duas modalidades e definir qual delas é a melhor escolha para o estudante. “A maior parte dos alunos em EAD trabalha mais horas em relação aos de cursos presenciais, são de perfis diferentes. Mas os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que EAD seja de menor qualidade”, disse.

Parte dos educadores defende o ensino remoto como uma alternativa de cursos mais baratos, de formato mais flexível, o que facilita a vida de alunos com trabalho ou filhos, e com maior possibilidade de acesso em regiões distantes. Por outro lado, especialistas também apontam riscos de precarização da modalidade, em que pode haver menos disciplinas práticas, pouco acesso a laboratórios e bibliotecas e menor controle de qualidade.

Estadão Conteúdo
12:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a