Novo capítulo nos EUA

Início » Blog » Novo capítulo nos EUA
O presidente dos EUA, Joe Biden, assina seus primeiros atos executivos, no Salão Oval, na quarta-feira (20) — Foto: AP Photo/Evan Vucci

Cumprindo promessa de campanha, uma das primeiras ações oficiais de Joe Biden como presidente foi o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris. Seu antecessor, Donald Trump, decidiu deixar em 2017 o tratado que rege medidas de redução de emissão de gases estufa.

Além disso, uma série de outros atos executivos foram assinados ainda nesta quarta-feira (20), muitos revertendo medidas tomadas por Trump. Entre os destaques, o retorno à Organização Mundial de Saúde (OMS), e o fim do veto à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA.

“Alguns dos atos executivos que vou assinar hoje vão ajudar a mudar o curso da crise da Covid e combater a mudança climática de maneiras que não fizemos até agora. Acho que algumas das coisas que vamos fazer serão ousadas e vitais, e não há hora melhor para começar do que hoje”, disse o presidente.
Dia histórico: Joe Biden, de 78 anos, assumiu a presidência dos Estados Unidos, nesta quarta (20), sucedendo o republicano Donald Trump. A vice-presidente Kamala Harris foi empossada como a primeira mulher a ocupar o cargo nos EUA. ‘A democracia prevaleceu’, disse o democrata em discurso. Biden pediu união para derrotar o extremismo e restaurar a alma americana; veja na íntegra.

Mesmo com mudanças, como a ausência de público por causa da pandemia, a cerimônia seguiu protocolos tradicionais, como a execução do hino nacional, o juramento do presidente e da vice e o primeiro discurso do novo ocupante da Casa Branca. Sem Trump, a última despedida do antigo governo ficou a cargo de Mike Pence. Confira alguns dos destaques.

Como a pandemia tornou inviável a realização do tradicional baile de gala na noite da posse, um programa especial com a participação de diversos artistas e apresentado pelo ator Tom Hanks fechou o dia. Um dos destaques de “Celebrando a América” foi Katy Perry (veja abaixo sua apresentação).

G1

08:50:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a