Nove desenvolvedores de vacinas anticovid-19 prometem rigor científico

Início » Blog » Nove desenvolvedores de vacinas anticovid-19 prometem rigor científico

Nove diretores de empresas que desenvolvem vacinas contra a covid-19 assinaram, na segunda-feira (7), um compromisso de respeitar o mais alto rigor científico, uma resposta implícita às preocupações surgidas nos Estados Unidos diante da pressão do presidente Donald Trump para que se autorize uma vacina antes da eleição presidencial de 3 de novembro próximo.

“Nós, as empresas biofarmacêuticas abaixo-assinadas, desejamos reiterar nosso compromisso contínuo de desenvolver e testar potenciais vacinas contra a covid-19, de acordo com altos padrões éticos e princípios científicos rigorosos”, afirmaram em uma declaração conjunta os CEOs da AstraZeneca BioNTech, GlaxoSmithKline, Johnson & Johnson, Merck Sharp & Dohme, Moderna, Novavax, Pfizer e Sanofi.

No comunicado, as empresas se comprometem a “apresentar apenas um pedido de autorização, ou autorização de emergência, após ter demonstrado a segurança e a eficácia da vacina no contexto de um ensaio clínico de fase 3, concebido e realizado com o objetivo de cumprir as condições estabelecidas pelas autoridades regulatórias, como a FDA [a agência americana que regula o setor de remédios e alimentos nos Estados Unidos]”.

É justamente na FDA que se concentram as preocupações de vários especialistas e ex-autoridades de saúde dos Estados Unidos, depois de a entidade ter autorizado dois tratamentos contra a covid-19 para uso emergencial, apesar da falta de evidências rigorosas: a hidroxicloroquina (uma autorização que foi posteriormente revogada) e o plasma sanguíneo de pacientes recuperados. Ambos foram elogiados por Trump.

Nos últimos dias, o candidato democrata na disputa pela Casa Branca, o ex-vice-presidente Joe Biden, acusou Trump de “minar a confiança popular”, ao falar repetidas vezes sobre a possibilidade de se ter uma vacina antes das eleições de 3 de novembro.

AFP

12:00:03

Uma resposta

  1. General Sydrião, chefe do centro de inteligência do exército morre de covid-19 em Brasília! Militar participou de missão de apoio ao Líbano liderada pelo ex-presidente Michel Temer em agosto! Ele estava internado no Hospital das Forças Armadas! Mais uma prova que o exército não é “inteligente” Bolsonaro disse que “bundão” tem mais chance de morrer de covid-19 Pergunta ao Bolsonaro se o General tomou cloroquina?

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a