Navio sueco recupera ‘canto’ de belugas em gravações perdidas no Oceano Ártico

Início » Blog » Navio sueco recupera ‘canto’ de belugas em gravações perdidas no Oceano Ártico

Marinheiros suecos salvaram, por acaso, uma pesquisa de cientistas dos EUA no Oceano Ártico. A tripulação do navio Oden encontrou um gravador, que registrava o canto das baleias-brancas, ou belugas, preso em um bloco de gelo bem na rota de outras embarcações.

A equipe do navio quebra-gelo resgatou o equipamento em 25 de julho, quando os pesquisadores dos EUA acreditavam ser impossível reaver este material, informaram nesta sexta (2) os cientistas.

Pesquisadores que monitoravam o dispositivo na Califórnia, EUA, disseram que foi por conta de uma sequência “milagrosa” de acontecimentos que a embarcação Oden pôde recuperar as mais de oito mil horas de gravações feitas no extremo norte do Canadá.

“Nós vimos o gravador se afastando, via satélite, quando passou ao lado do Oden. É uma muita sorte, é incrível”, disse Josh Jones, pesquisador do Instituto de Oceanografia Scripps, à agência Reuters.

“Como estava preso em um bloco de gelo pesado, teria sido só uma questão de tempo até ser despedaçado”, comentou.

Os sons que vêm do mar

A instituição de pesquisa começou a usar o gravador anexado a uma boia para acompanhar os ruídos do Estreito de Barrow, em 2013. Os sons captados no arquipélago Ártico Canadense serão utilizados para entender melhor o impacto da mudança climática na vida marinha da região.

A boia capta os ruídos do oceano: do zumbido das turbinas de navios aos estalos agudos das baleias-brancas. Os sons, inaudíveis para humanos, renderam à espécie sociável o apelido de “canários do mar”.

A música enigmática dos narvais, conhecidos por suas “presas” longas, e os sons emitidos por baleias-da-Groenlândia e focas barbudas também foram capturados pelo equipamento submarino sensível.

G1
15:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a