Nasa divulga vídeo histórico de pouso do Perseverance em Marte

Início » Blog » Nasa divulga vídeo histórico de pouso do Perseverance em Marte

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou nesta segunda-feira (22) um vídeo histórico que mostra a aterrissagem do robô Perseverance no solo de Marte.

É a primeira vez que a humanidade tem a oportunidade de conferir imagens em vídeo de um pouso no planeta vermelho. A gravação tem cerca de três minutos e mostra os momentos finais da aterrissagem do Perseverance, da abertura do paraquedas até o contato com o solo.

O vídeo mostra a operação de descida por diversos ângulos e termina com os aplausos e a comemoração no centro de controle da Nasa na Califórnia. Pouco depois, a agência divulgou pela primeira vez um áudio do barulho do vento em Marte, embora não tenha conseguido captar os sons da aterrissagem.

Ao longo da semana, a Nasa fará uma transição de software no Perseverance, passando daquele que possibilitou a aterrissagem segura para outro que permite ao robô se locomover e usar seus equipamentos. O primeiro “test drive” pode acontecer no fim de semana.

Também existe muita expectativa para o pequeno helicóptero Ingenuity, que pode fazer o primeiro sobrevoo em outro planeta de um equipamento construído na Terra, operação prevista apenas para abril, quando o Perseverance atingir sua localização planejada.

Ansa
12:00:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a