Mulher e marido descobrem e enfrentam câncer juntos em Ribeirão Preto: ‘Forma de ver a vida mudou’

Início » Blog » Mulher e marido descobrem e enfrentam câncer juntos em Ribeirão Preto: ‘Forma de ver a vida mudou’
Marido e mulher descobrem e enfrentam juntos o câncer em Ribeirão Preto — Foto: Marcella Cupaiuolo

Desde criança, ir ao hospital era um dos maiores medos da gerente de contas Cláudia Melo, de Ribeirão Preto (SP). Aos 47 anos, no entanto, ela foi obrigada a repensar o receio quando recebeu, na mesma semana em que o marido, o diagnóstico de câncer de mama. De repente, as visitas às unidades de saúde se tornaram diárias.

A cada vez que vai ao hospital, Claudia cruza as portas de entrada com mais certeza de que, hoje, nada é capaz de abalar suas estruturas. Ela aprendeu a ter fé e diz estar pronta para enfrentar as sessões mensais de quimioterapia e o que mais for necessário fazer até encerrar o tratamento contra o câncer de mama.

“O câncer fala mais de vida do que de morte, porque, apesar do câncer, você não morreu. Você tem chance. A forma como enxergo a vida mudou totalmente. Estava muito focada em trabalho, em ter, e de repente percebi que o mais importante é estar junto de quem você ama.”

Descoberta

Cláudia suspeitou do câncer ao apalpar os seios e notar um cisto no final de 2018. Passou por mamografia, considerada pelos médicos a maneira mais eficaz de prevenção contra a doença, mas o exame não identificou o tumor. Preocupada, fez uma biópsia e, em julho de 2019, recebeu o diagnóstico.

A partir de então, a trajetória foi repleta de notícias tristes. O câncer já corria o risco de se espalhar pelo corpo, e o tumor, com oito centímetros, era considerado pelos médicos grande demais para ser retirado a partir de uma cirurgia. Antes, seria preciso 16 sessões de quimioterapia, que faziam os cabelos dela caírem e a deixavam enjoada.

“O câncer de mama é perfeitamente curável, desde que esteja no estágio inicial, de até um centímetro. Quando vi o tamanho do meu, pensei que ia morrer mesmo”, diz.

“O que me machucava era pensar que a vida iria continuar independentemente de mim e que meus filhos iriam se formar, se casar, mas eu não iria participar.”

G1
12:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a