Mercado de trabalho, renda sem crescimento e incertezas afetam demanda, diz IBGE

Início » Blog » Mercado de trabalho, renda sem crescimento e incertezas afetam demanda, diz IBGE

Nem a demanda doméstica nem o setor externo estão favorecendo o desempenho da produção industrial no País, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção industrial encolheu 0,3% na passagem de junho para julho, acumulando uma perda de 1,2% em três meses consecutivos de quedas. As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física.

“Essa terceira queda seguida sugere que o setor industrial está bem longe de alguma tendência de recuperação”, avaliou Macedo. “Observando algumas estatísticas que tentam mensurar o nível de estoques, alguns setores estão com níveis de estoques elevados. Pode ter ocorrido algum tipo de aceleração da produção em meses anteriores, e depois um freio de arrumação. Acaba sendo um dado importante, já que nossa demanda doméstica não tem conseguido absorver essa maior produção”, acrescentou.

O pesquisador menciona como entraves ao escoamento da produção industrial o mercado de trabalho ainda em dificuldades, com elevado patamar de desempregados e subutilizados; a renda do trabalho sem crescimento; e o ambiente de incerteza adiando decisões de consumo por parte das famílias.

IstoÉ
13:30:02

Uma resposta

  1. Não vai duas semanas e o mito demite o responsável pelo IBGE…

    Ass: O Eldoradense

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a