Manaus recebe 70 mil metros cúbicos de oxigênio vindos de Belém

Início » Blog » Manaus recebe 70 mil metros cúbicos de oxigênio vindos de Belém

Manaus recebeu, na madrugada deste sábado (16), uma carga de 70 mil metros cúbicos de oxigênio, vindos por meio de balsas da cidade de Belém, no Pará. Segundo o Governo do Amazonas, a nova remessa deve garantir a “retomada do do equilíbrio do abastecimento da rede de saúde do estado para os próximos dias”.

A capital amazonense entrou em colapso por falta de oxigênio nos hospitais, que estão lotados por conta de aumento recorde de internações por Covid-19. O governador Wilson Lima disse que a demanda pelo oxigênio aumentou cinco vezes nos últimos 15 dias.

Até esta sexta-feira (15), em todo o estado, mais de 6 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19. Manaus voltou a bater o recorde diário de enterros, e registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta.

Conforme o governo, o insumo foi adquirido pela fornecedora White Martins, e já começou a ser distribuído nos hospitais. Uma força-tarefa foi montada pelos governos estadual e federal, além de diversos outros órgãos e doadores, para enviar oxigênio para a cidade.

“Hoje nós temos um aumento significativo, extraordinário. Em menos de 15 dias, passamos de 15 mil m³ para 75 mil m³, superando a capacidade que o fornecedor tinha de produzir oxigênio”, disse Lima à GloboNews, nesta sexta.
Na quinta, o déficit de oxigênio era de cerca de 48 mil por dia. Nos últimos dias, as Forças Armadas enviaram cilindros de oxigênio para hospitais de Manaus, em caráter de urgência. A capital também recebeu cargas de oxigênio e doações de diversos estados, e artistas, como Whindersson Nunes, também se mobilizaram para enviar insumos à cidade.

G1

11:15:20

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a