Kotscho escreve sobre Bolsonaro

Início » Blog » Kotscho escreve sobre Bolsonaro

SONHO DO CAPITÃO PESCADOR É UM PAÍS SEM JORNAIS E NEM JORNALISTAS
do BALAIO DO KOTSCHO
por Ricardo Kotscho


O ódio do capitão à imprensa profissional não é gratuito. É assim que ele alimenta os ataques sórdidos dos seus milicianos digitais, que ocupam cada vez mais espaço na internet, e faz um agrado aos bolsonaristas fiéis, em sua campanha anti-vacinação.

Faz parte do seu projeto deste napoleão de hospício para controlar todas as instituições, eliminar a oposição e governar por decreto, como vem fazendo, em parceria com os militares e o Centrão, sob as bençãos do mercado e dos bispos da sacolinha. Do nada, entre uma pescaria e um passeio de jet-sky em São Francisco do Sul (SC), o capitão presidente resolveu dar uma entrevista exclusiva ao filho Eduardo, caminhando pela beira-mar.

“O certo é tirar de circulação _ não vou fazer isso porque sou um democrata (riso sarcástico) _ tirar de circulação Globo, Folha de S. Paulo, Estadão, que são fábricas de fake news”. Além de fechar os três principais jornais do país, o presidente sonha também em assumir o controle das mídias sociais, depois de ter sido bloqueado no Facebook por ter disseminado notícias falsas sobre a pandemia, entre outras fake news e discursos em defesa das armas e da cloroquina.

Não satisfeito com a grande rede bolsonarista de rádio e televisão, movida a verbas de propaganda do governo, e liderada por Record, SBT e Jovem Pan, o führer caboclo avança sobre quem não se curva aos seus desmandos, em defesa da vida e da democracia ameaçadas pela pandemia e pelo governo. Como Bolsonaro não bebe, fiquei ainda mais preocupado com o monólogo desconexo do vídeo gravado no mar e rapidamente divulgado por Eduardo Bolsonaro nas redes sociais.

Ao misturar o spray milagroso contra a covid do íntimo amigo Benjamim “Natanael”, primeiro-ministro de Israel, com maior taxação e controle das plataformas sociais para se defender do aumento dos combustíveis, o capitão compôs um legítimo “samba do crioulo doido” em pleno carnaval sem carnaval. Por coincidência, nesta Terça-feira Gorda, comemora-se o Dia do Repórter, um velho ofício que, se dependesse do presidente, seria extinto.

Ao ameaçar a circulação de jornais, o capitão também coloca em risco a nossa profissão, mas não vi até agora nenhuma reação das nossas entidades de classe nem da classe política contra mais essa agressão à imprensa, que começou antes de Bolsonaro tomar posse. Às vésperas da eleição de 2018, o capitão já havia feito um delirante discurso, exibido ao vivo na avenida Paulista, para ameaçar seus inimigos _ entre eles, a Folha de S. Paulo, que esta semana completa 100 anos.

Depois de dizer que a Folha já tinha morrido, prometeu: “Vocês não terão mais verba publicitária do governo”, como se a sobrevivência do jornal dependesse disso. Em 1979, durante uma greve de jornalistas, um gaiato pichou nos muros: “Não leia jornais. Minta você mesmo”. É exatamente o que Bolsonaro vem fazendo, desde que assumiu a Presidência da República. Vida que segue.


Do UOL
22:05:30

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a