Justiça Eleitoral realiza plantão para cadastro de biometria nos cartórios do Oeste Paulista

Início » Blog » Justiça Eleitoral realiza plantão para cadastro de biometria nos cartórios do Oeste Paulista

Todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo irão funcionar em regime de plantão neste sábado (13). O atendimento será das 8h às 13h, mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A ação tem o objetivo de incrementar o número de cidadãos que já coletaram os dados biométricos.

Na região de Presidente Prudente, 520.795 eleitores em 38 cidades devem fazer o procedimento até o fim deste ano, a depender do calendário estabelecido para cada cidade.

Os cidadãos residentes desses municípios que não fizerem a biometria no prazo definido podem ter o título eleitoral cancelado.

Nas demais localidades, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura.

O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Documentos necessários

Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes com menos de três meses de emissão), e título eleitoral, caso o tenha.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

G1/Prudente
09:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a