Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por transplante de pele em Ribeirão Preto

Início » Blog » Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por transplante de pele em Ribeirão Preto

A jovem Débora Dantas de Oliveira, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kartno Recife (PE), será submetida neste sábado (24) a uma cirurgia que deve demorar em torno de sete horas no Hospital Especializado, em Ribeirão Preto (SP).

O transplante de pele para encobrir parte da testa e das costas da paciente foi programado para começar às 7h e envolve sete profissionais, incluindo dois anestesistas e cinco cirurgiões.

A equipe conta com o médico americano Marco Maricevich, especialista em microcirurgia habituado a atender casos semelhantes nos Estados Unidos. Ele chegou ao interior de São Paulo na tarde de sexta-feira para acompanhar o caso e está otimista para a recuperação de Débora.

O médico Alex Fioravanti, que também faz parte do corpo clínico responsável, explicou que, depois de a paciente ser anestesiada e monitorizada, a equipe fará uma preparação dos vasos sanguíneos na região do pescoço, retirar um músculo na região dorsal e, aí sim, encobrir a área exposta do crânio.

Concluídos os trabalhos deste sábado, Débora ainda será submetida a outras cirurgias para reconstituição do couro cabeludo e detalhes estéticos.

“[Essa cirurgia] serve para proteger o osso do crânio. Esse osso exposto tem risco de infecção e risco de morte do osso mesmo, então o músculo, além de cobrir a calota craniana, também leva um aporte sanguíneo ajudando na vitalidade do osso do crânio”, disse.

O transplante é considerado pelo hospital o primeiro procedimento cirúrgico de grande porte desde a chegada da paciente a Ribeirão, no último domingo (18).

Até então, ela tinha sido submetida a outras cirurgias de menor proporção, como para retirada de um reimplante que apresentou problemas graças à formação de coágulos e da reconstituição das pálpebras da jovem.

G1
11:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a