Já pensou! Um venceslauense na presidência? Major Olímpio pensa em se candidatar.

Início » Blog » Já pensou! Um venceslauense na presidência? Major Olímpio pensa em se candidatar.
O senador Major Olímpio no plenário do Senado Federal Foto: Roque de Sá/Agência Senado / Estadão Conteúdo

* Matéria de Thays Oyama, colunista da UOL
O senador Sérgio Olímpio Gomes, mais conhecido como Major Olímpio, pretende concorrer à Presidência da República em 2022 pelo PSL. Ele tem dito a amigos que tomou a decisão por acreditar que o ex-juiz Sergio Moro, de quem é próximo e com quem compartilha princípios lavajatistas, não se colocará na disputa.

Moro já foi sondado tanto pelo PSL quando pelo Podemos sobre a possibilidade de se filiar às siglas com vistas à eleição presidencial e, nos dois casos, não deixou a conversa avançar. Recentemente, apoiado pela mulher, Rosângela Moro, passou a cogitar um período sabático no exterior. Ex-aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, Major Olímpio rompeu com o presidente em agosto do ano passado. Segundo afirma, a briga ocorreu porque o ex-capitão e seu filho Flávio Bolsonaro tentaram pressioná-lo a não assinar o pedido de abertura da CPI da Lava Toga, que teria como principal investigado o ministro Dias Toffoli.

À época, o senador declarou que Bolsonaro queria barrar a Lava Toga para “proteger seu filho bandido”. Quando, há três meses, o presidente ensaiou um retorno ao PSL, partido pelo qual foi eleito, o senador declarou que deixaria a sigla caso ela aceitasse o ex-capitão de volta. No início do ano, Olímpio cogitou deixar o mandato para se candidatar ao governo de São Paulo. Desistiu, mas a mudança dos ventos fez com que passasse a sonhar mais alto.

Olímpio conta com quartéis como “comitês eleitorais informais”
As ameaças à Lava Jato, por exemplo, acabaram por aumentar a reverberação do seu discurso no Congresso — a defesa da força-tarefa e o combate à corrupção foram desde o início suas bandeiras. Outro fato novo a estimular as ambições do senador foi o surgimento da insatisfação de parte dos militares com a lei que instituiu as novas regras de aposentadoria para a categoria. Sancionada no final do ano por Bolsonaro, ela desagradou especialmente a parte do baixo oficialato que se sentiu “traída” pelo ex-capitão, acusado de privilegiar os generais.

A debandada desses cabos e soldados da base de apoio de Bolsonaro é vista pelo senador como uma chance de ampliar a sua própria, também fincada nas forças de segurança. O ex-major da Polícia Militar, que teve 9 milhões de votos em 2018, conta com a alta capilaridade dessa base de apoio para o seu projeto. “Não tem uma cidade do Brasil que não possua um quartel policial ou de bombeiros”, costuma dizer a interlocutores com quem tem falado sobre o assunto. “E cada quartel desses tem potencial para virar um comitê eleitoral informal”, afirma.

PSL chegará a 2022 com cofre cheio e tempo na TV
O plano do Major de candidatar-se em 2022 pelo PSL ainda não chegou à cúpula do partido, e deve enfrentar resistências sobretudo da parte de seu vice-presidente, Antonio Rueda, ligado à ala bolsonarista. Há muito em jogo. O partido que Bolsonaro deixou, depois de travar uma disputa sangrenta com o presidente da sigla, Luciano Bivar, chegará a 2022 com o segundo maior tempo de propaganda eleitoral na TV, atrás do PT.

Terá também o cofre mais cheio entre todos os partidos: somando os fundos partidário e eleitoral, algo em torno de 700 milhões de reais. Com tempo de TV, rios de dinheiro e um candidato à presidência conhecido nacionalmente, o PSL viraria, mais uma vez, um ator de peso no cenário eleitoral. Seria o sonho de Luciano Bivar, e a mais amarga das vinganças que ele poderia perpetrar contra Bolsonaro, cujos ataques abaixo da linha da cintura o cartola do PSL nunca esqueceu.

15:13:55

3 respostas

  1. Não vai fazer nada assim como os outros presidentes..
    Só pensam em seus interesses…e o povo que se f….

  2. O Ser Humano sempre está a procura de um modelo de representacão politica perfeito para sua sociedade, já existiu ou ainda existe o comunismo, socialismo, nazismo, capitalismo e em todos eles sempre existindo conflitos que levam a problemas sérios no desenvolvimento da sociedade e até mesmo conflitos militares ou guerras, mas pesquisando a fundo na história da humanidade existe um sistema de representação politica esquecido que se aproxima do mais perfeito possível que é o sistema politico da racionalidade, sempre pesquisando, calculando, usando pensamento, com conhecimentos técnicos, provas, comprovações e estatisticas sempre em busca de resultados de forma positiva para nosso país e sociedade, coisa rara ultimamente em nossas politicas públicas, a racionalidade também afasta ou espanta pessoas maliciosas ou mal intencionadas, espero que Major Olimpio use a racionalidade como modelo e objetivo em seu governo caso um dia seja presidente do nosso país.

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a