Itália volta ao lockdown e país celebrará Ano Novo em casa

Início » Blog » Itália volta ao lockdown e país celebrará Ano Novo em casa

A Itália voltou a amanhecer em lockdown nesta quinta-feira (31) para conter o avanço da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2 e os cidadãos terão uma virada de ano muito diferente do que as tradicionais festas públicas e celebrações em restaurantes e praias.

Isso porque, até o dia 6 de janeiro, só se pode sair de casa com motivo justificado: urgência, trabalho ou saúde. A exceção será o dia 4 de janeiro, única data útil desse início do ano, em que todo o país voltará para a faixa laranja – onde se pode sair de casa sem motivo, mas não são permitidas viagens intermunicipais ou interregionais e os restaurantes e bares só poderão entregar os pratos.

A decisão por colocar todo o país em zona vermelha é para evitar aglomerações nesse período festivo – a medida também foi adotada no Natal – e aumentar ainda mais a quantidade de casos e mortes da segunda onda. Os números a partir de outubro, inclusive, são mais altos do que o primeiro pico em ambos os casos. Até esta quarta-feira (30), eram mais de 2 milhões de diagnósticos positivos para a Covid-19 e de 73,6 mil vítimas.

Ansa
09:15:20

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a