Incentivo à doação de órgãos

Dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. É momento de observar este cenário na região de Presidente Prudente a partir dos dois hospitais que realizam captações por aqui: o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente e a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. A realidades de ambos são, neste ano, opostas.

O HR vive um 2020 positivo em relação à captação de órgãos, visto que, de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019, os procedimentos cresceram 59%, saltando de nove doações para 22. Destas, conforme a Assessoria de Imprensa do hospital, foram ofertados seis corações, oito pulmões, 15 fígados, 32 rins, 26 córneas e um pâncreas.

A Santa Casa, por sua vez, no período de janeiro a agosto, entre 2019 e 2020, registrou redução de 54,5% quanto às captações do tecido ocular humano (córneas) e estabilidade quanto às captações de múltiplos órgãos. Neste intervalo de 2020 foram captados, no hospital, três fígados e oito rins. Soma-se a esse número as captações anunciadas na última semana pela Santa Casa: foram captados o fígado, rins e córneas de um homem de 39 anos que faleceu vítima de AVC (acidente vascular cerebral). Cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas.

O Imparcial
09:45:03

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: